Anais 2013

Anais do Colóquio Nacional A produção do conhecimento em Educação Profissional – ISSN 2358-1190


Eixo Temático I
POLÍTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ÂMBITO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM MECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ- CÂMPUS CURITIBA
Adriano Willian da Silva, Caterine Pereira Moraz e Tatiani Daiana de Novaes
Download em PDF
A FACE DEPENDENTE DO CAPITALISMO BRASILEIRO E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PARA A CLASSE TRABALHADORA Ana Cristina Lourenço Vargas Download em PDF
O CERTIFIC E A TEORIA DO CAPITAL HUMANO
Bruno Silva Costa e Conceição de Maria Cardoso Costa
Download em PDF
INSTITUTOS FEDERAIS: UMA NOVA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO OU REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA?
Claudino Ortigara
Download em PDF
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (INTEGRADO):
A DUALIDADE NA PRESCRI(A)ÇÃO DO ESTADO Daniella de Souza Bezerra
Download em PDF
REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA PROEJA
Elenir de Fátima Cazzarotto Mousquer e Mariglei Severo Maraschin
Download em PDF
OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O PROEJA DIANTE À DUALIDADE ESTRUTURAL
Fábio Azambuja Marçal e Jorge Alberto Rosa Ribeiro
Download em PDF
A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA CLASSE TRABALHADORA NO PRONATEC E OS MECANISMOS DE SUPEREXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO
Fernanda Cosme da Costa
Download em PDF
NOVAS EXIGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO GESTOR:
UMA REFLEXÃO SOBRE UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA ALÉM DO CAPITALGiselle Ferreira Amaral
Download em PDF
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DA BAHIA: A QUEM INTERESSA?
Prof.ª Esp. Claudia Freitas Góes e Prof. Ms. Ruy José Braga Duarte
Download em PDF
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESAFIOS DA CONCEPÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO
Hellen Vivian M. dos Anjos, Giuliana de Sá F. Barros,
Patrícia Emanuelle Brito e Remi Castioni
Download em PDF
O PRONATEC E O PROJETO SOLDADO CIDADÃO: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
Hercules G. Honorato
Download em PDF
CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E INSERÇÃO NO TRABALHO
Inge Renate Fröse Suhr
Download em PDF
OS DESAFIOS DO PEDAGOGO NA FUNÇÃO SUPERVISORA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Isabella Abreu Carvalho
Download em PDF
RELAÇÃO ENTRE PERFIL DO PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPI
Jeferson Luís Marinho de Carvalho
Download em PDF
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL NO CONTEXTO DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL
José Nilton Alves Pereira Júnior e Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
Download em PDF
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE PARCERIA ENTRE DUAS REDES PÚBLICAS
Josilda Maria Belther
Download em PDF
REFLEXÕES SOBRE A QUALIDADE DE ENSINO DO PROEJA EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS: TENSÕES E DESAFIOS
Jupter Martins de Abreu Júnior
Download em PDF
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO POLÍTICO-IDEOLÓGICO NEOLIBERAL
Jussara de Fátima Alves Campos Oliveira e Maria Esperança Fernandes Carneiro
Download em PDF
OS ESTUDOS SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA ATRAVÉS DAS PESQUISAS CONCLUÍDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Lívia Carolina Vieira e Marcus Fernandes Marcusso
Download em PDF
O SETOR DE PRODUÇÃO DO IFMT CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: REALIDADE E PERCEPÇÕES
Léa Flores e Marco Antonio Ferreira de Souza
Download em PDF
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO: ESTADO E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PRONATEC)
Letícia de Luca Wollmann Saldanha
Download em PDF
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DA BAHIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Mácio Nunes Machado, Osias Hermes das Neves Neto, Grupo de Pesquisa GENTTES e JForT/UNEB
Download em PDF
AS CONTRADIÇÕES DE UM PROJETO DE CENTRO PÚBLICO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Marcelo Lima, Viviane Zandonade e CAPES (OBEDUC-UFES)
Download em PDF
FOCOS DISTINTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM DIFERENTES CONTEXTOS: DA COLÔNIA AGRÍCOLA AO IF GOIANO CÂMPUS CERES
Marco Antônio de Carvalho e Léia Adriana da Silva Santiago
Download em PDF
O ENSINO DA COMPUTAÇÃO, O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM O OBJETO DE ESTUDO
Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar, Elisa Antonia Ribeiro e Kamilla Germano Silva
Download em PDF
O OLHAR DO DOCENTE EM TORNO DO CURRÍCULO INTEGRADO
Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi e Edaguimar Orquizas Viriato
Download em PDF
AS EXPERIÊNCIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A VISÃO DOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL
Mariglei Severo Maraschin, Cláudia Letícia de Castro do Amaral e Liliana Soares Ferreira
Download em PDF
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA NO CONTEXTO INTERSETORIAL: REVISITANDO AS NORMATIVAS DO PROJOVEM-URBANO
Marta Leandro da Silva e Ricardo Ribeiro do Amaral
Download em PDF
MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL: A EDUCAÇÃO E A (RE) INCLUSÃO NA SOCIEDADE, RECORTES DO PROGRAMA MULHERES MIL
Neli de Lemos
Download em PDF
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: A IMPLANTAÇÃO DO PROEJA FIC NO IF BAIANO CAMPUS CATU
Neyla Reis dos Santos Silva
Download em PDF
O OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO EM UM CURSO PROEJA
Paula Reis de Miranda
Download em PDF
AVALIAÇÃO E REFLEXÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO/IFTM – CAMPUS PATROCÍNIO
Pâmela Junqueira Freitas, Nara Moreira e Gianna Andréia Ferreira Gobbi6
Download em PDF
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA REINSTITUCIONALIZADA
Ricardo José de Azevedo Marinho e Pedro Luiz de Araujo Costa
Download em PDF
PRONATEC VERSUS O “APAGÃO DA MÃO DE OBRA” NO BRASIL
Rodrigo Cardozo Fuentes e Liliana Soares Ferreira
Download em PDF
AS IMPLICAÇÕES DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA SOBRE A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TRABALHOS APRESENTADOS NO GT09 TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED (2000 – 2011)
Rosangela Lourenço Garcia e Isaura Monica Souza Zanardini
Download em PDF
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO NO/DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DISCURSOS RECONTEXTUALIZADOS
Rosângela de Amorim T. de Oliveira
Download em PDF
A INCLUSÃO PRODUTIVA DE MULHERES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE SEU PAPEL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Sandra Cristina Santos Alves e Ionara da Nóbrega Amâncio
Download em PDF
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELOS SUJEITOS-ALUNOS DO PROEJA: DESINTEGRAÇÃO DA FORMAÇÃO INTEGRADA
Simone Sandri e Mayara Cristina Pereira Yamanoe
Download em PDF
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E CÁRCERE: O PROEJA-FIC NA PENITENCIÁRIA FEDERAL EM PORTO VELHO/RO*
Stephane Silva de Araujo
Download em PDF
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTERGRADO AO ENSINO MÉDIO EM IFRR-CAMPUS NOVO PARAÍSO-RR
Taliana Pereira de Souza
Download em PDF
FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-HISTÓRICOS DA PROPOSTA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
Vicente Zatti, Sandra Cristina Donner e Edson Regis de Jesus
Download em PDF
O PROEJA NO IFPB CAMPUS JOÃO PESSOA PELO OLHAR DOS ALUNOS: EXPECTATIVAS NO ACESSO E FATORES DE PERMANÊNCIA
Zoraida Almeida de Andrade Arruda
Download em PDF
Eixo Temático II
MODELOS DIDÁTICOS E MAPAS CONCEITUAIS: BIOLOGIA CELULAR E AS INTERFACES COM A INFORMÁTICA EM CURSOS TÉCNICOS DO IFMS
Airton José Vinholi Júnior e Guilherme Cunha Princival
Download em PDF
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: JUSTAPOSIÇÃO OU ARTICULAÇÃO?
Akiko Santos, Sandra Barros Sanchez e Ana Cristina Souza dos Santos
Download em PDF
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO POSSIBILIDADE DE UMA PRÁTICA INTEGRADORA: ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DO RESGATE DA MEMÓRIA DA VITIVINICULTURA EM VIDEIRA, SANTA CATARINA
Cristiane Aparecida Fontana Grümm, Solange Francieli Vieira e Liliane Martins de Brito
Download em PDF
O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CURSOS TÉCNICOS
Cristiane Herres Terraza
Download em PDF
PROJETO INCUTEC: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA INTEGRADORA PARA O CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFMA CAMPUS BURITICUPU
Cristiani Hembecker Bonfim e Camila Mara Rodrigues Silva
Download em PDF
O PROEJA INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PRÁTICAS DOCENTES
Débora Suzane de Araújo Faria e Sandra Maria de Assis
Download em PDF
A EDUCAÇÃO INTEGRAL UMA FILOSÓFIA DE ENSINO PARA AS ESCOLAS DO SENAI
Desire Luciane Dominschek Lima
Download em PDF
A ARTE DIGITAL E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO PRÁXIS INTEGRADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Dorisdei Valente Rodrigues e Fausta Porto Couto
Download em PDF
O PROEJA NO IFES CAMPUS VITÓRIA SOB DIVERSAS ÓTICAS E PERSPECTIVAS
Edna Graça Scopel, Edna Castro de Oliveira e Maria José de Resende Ferreira
Download em PDF
A REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CÂMPUS UBERLÂNDIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE ARTICULAÇÃO
Eliane de Souza Silva Bueno
Download em PDF
O PROJETO INTEGRADOR E A CENTRALIDADE DO TRABALHO PARA A FORMAÇÃO HUMANA NO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA) IFES CAMPUS VITÓRIA/ES
Eliesér Toretta Zen e Edna Castro de Oliveira
Download em PDF
TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: O USO DE SIMULADORES COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO PROEJA
Emmanuele Maria Barbosa Andrade
Download em PDF
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A RELAÇÃO ENTRE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS E O SOFTWARE GEOGEBRA
Joaildo Maia e Débora Suzane de Araújo Faria
Download em PDF
PRODUÇÃO ARTÍSTICA DIGITAL COLABORATIVA E APRENDIZAGEM CURRICULAR NO PROJETO PROEJA-TRANSIARTE
Lúcio França Teles
Download em PDF
REFLEXÕES (IM)PERTINENTES SOBRE FORMAÇÃO HUMANA NA EXPERIÊNCIA DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Luis Lucas Dantas da Silva, Assis Leão da Silva e Christianne Torres de Paivae
Download em PDF
O CONSELHO DE CLASSE COMO UM ESPAÇO DE CONTRADIÇÕES E FORMAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO NO IF SERTÃO, CAMPUS PETROLINA
Luzinete Moreira da Silva, Bartolomeu Lins de Barros Jr. e Alessandra da S. Luengo Latorre
Download em PDF
O ENSINO DA ARTE NO NÍVEL MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Mara Pereira da Silva
Download em PDF
PROEJA FIC: PROMOVENDO INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS, ATRAVÉS DO APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS
Maria de Fátima Alves Figueiredo de Lacerda, Luciana Trigueiro de Andrade, Andréia Lucena de Lira, Maize Sousa Virgolino de Araújo, Evelin Sarmento de Carvalho e Pedro Paulo S. de Lacerda
Download em PDF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA DISCIPLINA SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM ATIVA
Nara Moreira, Pâmela Junqueira Freitas e Gianna Andréia Ferreira Gobbi
Download em PDF
O ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO NO IFRR
Pierre Pinto Cardoso
Download em PDF
REDE e-TEC: ANÁLISE CRÍTICA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
Renata Luiza da Costa
Download em PDF
Eixo Temático III
A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROJOVEM URBANO: OS (DES) CAMINHOS DO PLANEJAMENTO
Adriana e Silva Sousa e Radyfran Nascimento de França
Download em PDF
MEMÓRIAS DE PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM ESPANHOL DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Antonio Ferreira da Silva Júnior
Download em PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INSTITUTOS FEDERAIS E A EVASÃO COMO AGRAVANTE DA PROBLEMÁTICA DOCENTE: O CASO DAS LICENCIATURAS NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS SALINAS
Bruna Mendes Oliveira, Hellen Vivian Moreira dos Anjos e Fernando Barreto Rodrigues
Download em PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O PERFIL DO DOCENTE INGRESSANTE NO IFMS CAMPUS COXIM
Carlos Vinícius Figueiredo e Lucas Pereira Gandra
Download em PDF
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TUTORES DA REDE E-TEC BRASIL NO IFRN
Edilene Pereira Ferreira Gomes e Hareton Ribeiro Gomes
Download em PDF
RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
Elisabete Duarte de Oliveira e Regina Maria de Oliveira Brasileiro
Download em PDF
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO DOS DISCURSOS POLÍTICOS
Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima e Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
Download em PDF
DO JUBILEU DE PAPEL AO JUBILEU DE PRATA
Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Download em PDF
O PROEJA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Jonas Emanuel Pinto Magalhães e Bruno Miranda Neves
Download em PDF
O CONCEITO DE HABITUS E CAMPO: PRINCÍPIOS QUE SUSTENTAM O ETHOS DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA
Leigh Maria de Souza
Download em PDF
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Marilandi Maria Mascarello Vieira e Josimar de Aparecido Vieira
Download em PDF
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Marilandi Maria Mascarello Vieira e Josimar de Aparecido Vieira
Download em PDF
AS TENSÕES E DESAFIOS NA PROFISIONALIZAÇÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO ESPAÇO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Marlei José de Souza Dias, Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar, Elisa Antonia Ribeiro e Eliane de Souza Silva Bueno
Download em PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Nelda Plentz de Oliveira
Download em PDF
A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA DOCENTE
Shirleide Pereira da Silva Cruz e Tainara Rayanne da Silveira Vital
Download em PDF
CURSOS DE LICENCIATURAS DO IFTM: UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DOS DOCENTES, SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONCEPÇÕES DE CURRÍCULOS
Telma Aparecida da Silva Santo e Ana Maria Fonsêca Gentil
Download em PDF
A MONITORIA E SUAS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Marcos Coutinho Mota
Download em PDF