V Colóquio – 2019

V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Regressão social e resistência da classe trabalhadora

Apresentação

Período do Evento: 04/09/2019 a 06/09/2019

Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional foi realizado pela primeira vez em 2011 como parte do processo de elaboração do projeto de criação do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É um evento bianual organizado pelo PPGEP e vem se consolidando como espaço de produção e difusão do conhecimento acerca da Educação Profissional e de suas interrelações com a Educação Básica.

V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Regressão social e resistência da classe trabalhadora foi composto de conferências de abertura e de encerramento, seis mesas temáticas, quinze sessões simultâneas de apresentações de comunicações orais e apresentação de pôsteres. Essa programação buscou analisar e problematizar o contexto social, político e econômico nacional e internacional que vem resultando em retrocessos no campo dos direitos sociais na sociedade brasileira de forma geral e, especificamente, na formação da classe trabalhadora, nomeadamente, no ensino médio e na educação profissional. Os Anais do evento trazem os artigos completos apresentados durante o evento em forma de comunicações orais assim como os pôsteres apresentados nos três eixos de trabalho.

Nesta edição, os três eixos das sessões de comunicações orais foram: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. Esses eixos temáticos coincidem com as atuais linhas de pesquisa do PPGEP: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; História, Historiografia e Memória da Educação Profissional.

Realização: