Núcleo de Pesquisa em Educação Prisional do IFRN Campus Natal Zona Leste realizou segunda fase da pesquisa de campo no Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró – RN.

O Núcleo de Pesquisa em Educação Prisional do IFRN Campus Zona Leste desenvolveu a segunda fase da pesquisa “No chão da sala de aula: as relações de gênero no espaço prisional” na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró – RN.

A pesquisa tem o objetivo de investigar e refletir acerca das desigualdades de gênero nos espaços prisionais do Rio Grande do Norte. O locus da pesquisa é a Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, que hoje custodia aproximadamente 500 presos. Deste total, detém aproximadamente 60 mulheres em regime fechado.

Em razão da pandemia e das restrições para garantir a segurança sanitária das pessoas privadas de liberdade, a primeira etapa da pesquisa foi desenvolvida pelos pesquisadores através de entrevistas individuais pelo aplicativo Google Meet.

Nesta segunda etapa, realizada presencialmente nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, foi utilizada a metodologia do grupo focal. A professora Dra. Edneide Bezerra e o Prof. Ms. Francisco Augusto entrevistaram mulheres para compreender o universo vivido por elas dentro dos muros da prisão.

Os resultados desta pesquisa iniciada em Julho de 2021 e que será concluída em Janeiro de 2022 resultarão em dois produtos: um relatório que apresentará os resultados mais objetivos da pesquisa e um artigo que discutirá as questões apresentadas nos relatos das mulheres.

O Núcleo de Pesquisa da Educação Prisional reúne-se semanalmente às quintas-feiras via Google Meet e desenvolve estudos teóricos e metodológicos baseados nas áreas das pesquisas desenvolvidas. O grupo é composto por professores do Instituto Federal, professores da Universidade Aberta do Brasil, bolsistas e estudantes voluntários.

Endereço

Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000

Redes Sociais