Emoção com resultados marca encerramento do projeto “Círculos de Leitura e Escrita” no Sistema Prisional do RN

O poder da leitura e da escrita foi o que atraiu os internos do Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, da Cadeia Pública de Caraúbas e da Penitenciária Estadual do Seridó, localizado em Caicó, a mergulharem em um novo mundo de possibilidades e perspectivas. Ao terem contato com o universo da literatura, os apenados e apenadas participantes do “Círculos de Leitura e Escrita” descobriram que um novo caminho pode ser trilhado por cada um e cada uma em suas vidas.

Em um misto de satisfação, alegria e agradecimento, com direito a apresentações culturais como apresentação de cordéis de autoria dos próprios internos foi que ocorreu o encerramento do Projeto Círculos de Leitura e Escrita, em um webinário promovido nessa quinta-feira. A solenidade também serviu para apresentação de resultados do projeto que vem beneficiando várias famílias destas três comarcas atendidas.

O projeto é uma iniciativa do Poder Judiciário potiguar, por meio do Programa Novos Rumos, Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/RN) e da Vara de Execução Penal de Mossoró e foi executado no Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio, de Mossoró, na Cadeia Pública de Caraúbas e na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, a partir de uma parceria entre o TJRN, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), o Instituto Federal de Ensino do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).

A vice-presidente do TJRN e presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), desembargadora Zeneide Bezerra, emocionada com a apresentação cultural de um interno, destacou a importância e a extensão do projeto. Elogiou o trabalho desenvolvido pela juíza Cinthia Cibele de Medeiros, da Vara de Execuções Penais de Mossoró, dizendo que todos têm um papel importante para desempenhar para o desenvolvimento da sociedade.

 

Ela destacou a alegria dos internos como motivo de crescimento de toda a sociedade. “(…) Nós hoje somos melhores, como desembargadores, como juízes e como servidores ou como qualquer papel que a gente desenvolva, nós hoje somos melhores porque a gente está vendo que o nosso trabalho tem um retorno, que é essa alegria no rosto de vocês. Parabéns a todos que contribuíram para esse momento”, elogiou. 

O juiz coordenador do Programa Novos Rumos, Gustavo Marinho, disse que é merecida a homenagem para todos os internos participantes do projeto pelo esforço que desenvolveram, pelo foco que tiveram e empenho nesse projeto pioneiro que o Tribunal de Justiça está trazendo para o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte. Ele falou da alegria do Programa Novos Rumos ao ver concretizado um projeto de tamanha beleza e importância. “Muito nos gratifica contar com parecerias qualificadas neste projeto como o IFRN, e SEAP e a Funcern”, agradeceu ao final. 

Parcerias e expansão

A juíza Cinthia Cibele de Medeiros fez uma fala de agradecimento, relembrando toda a trajetória que o projeto percorreu e destacou o apoio de parceiros como a SEAP, que viabilizou computadores e plataformas remotas nas unidades prisionais e possibilitou a expansão da iniciativa para as demais comarcas, além de Mossoró, ampliando a assistência social e educacional para outros presos. 

“Hoje é um dia para celebrar a oferta de qualificação e também por nós termos nos aproximado da efetivação da Lei de Execução Penal, no que tange à cooperação da comunidade nas atividades de execução de pena”, disse, saudando o envolvimento interinstitucional. Ela frisou a necessidade de se incluir cada vez mais essas pessoas na educação que, para ela, é a única ferramenta que lhes dá autonomia e que fará com que a sociedade alcance o processo civilizatório. 

A juíza citou números que indicam a necessidade de ações como estas voltadas a capacitação de apenados, daí a importância da renovação, expansão e continuidade do projeto. Ela agradeceu aos parceiros por terem levados ideias e provocações para melhorar o serviço. Agradeceu ao TJRN, ao Novos Rumos e às três unidades prisionais.

Integração de esforços

A coordenadora do Projeto Círculos de Leitura e Escrita, professora Edineide Bezerra, bastante emocionada com a participação dos internos que falaram sobre o que aprenderam durante a capacitação, agradeceu a oportunidade da parceria. Ela fez uma retrospectiva do projeto dizendo que “tudo valeu a pena”. 

O projeto foi um sucesso, mas sucesso a gente nunca faz sozinho”, externou, dizendo que o “sonho” foi real porque teve alunos sonhadores que embarcaram com os professores no mundo literário. Elogiou os professores, os bolsistas, os agentes penitenciários e os diretores dos presídios envolvidos. Agradeceu ao Novos Rumos, ao IFRN e à juíza Cinthia Cibele. 

O professor e diretor do IFRN, José Roberto Oliveira dos Santos, falou da sua experiência como professor do projeto e o quanto isso dignificou do ponto de vista da experiência e do aprendizado do professor que teve essa relação e essa construção e citou os colegas que se envolveram no projeto. Ele louvou a iniciativa de se tentar dar oportunidades e caminhos a serem seguidos por esses alunos. 

O Ronaldo Chaves, procurador da República e presidente do Conselho Penitenciário do Rio Grande do Norte parabenizou a todos os envolvidos pelo projeto. “A minha emoção de estar aqui é com um projeto que tem alma, ou seja, ele é baseado em um propósito muito nobre, como vocês estão fazendo a diferença com relação aos internos, que são pessoas excluídas da sociedade porque cometeram um erro (…) mas a vida segue e é isso que vocês estão fazendo, tratando essas pessoas com humanismo, vendo o ser humano por trás de cada pessoa que está no sistema prisional”, disse.

Fonte: TJRN

Endereço

Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000

Redes Sociais