II Simpósio de Educação Prisional

Os Direitos Humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos, que reivindicam o pleno gozo da cidadania no campo da política, da comunicação, direitos econômicos e civis, culturais, religiosos e de todas as dimensões que representam a complexidade humana. Lutar pela promoção e garantia dos Direitos Humanos no Brasil da última década tem sido um grande desafio, em razão de um profundo processo de criminalização que se manifesta ora de formas muito sutis e, em determinadas circunstâncias, de forma muito violenta e radical.

O campo da Educação tem sido uma das áreas mais criminalizadas em razão da sua possibilidade de intervenção e construção de uma percepção crítica da sociedade. Os desafios enfrentados pela Educação se ampliam quando ela é direcionada, em especial, a grupos minoritários politicamente e promove contestação das injustiças sociais e mudanças nas relações de poder estabelecidas.

Nesta segunda edição do Simpósio de Educação Prisional do IFRN, que acontece de forma online, refletiremos sobre a Educação Prisional como Direito Humano. Para este simpósio, convidamos especialistas que discutem a temática e diferentes atores para pensarmos juntos acerca desse direito tão importante, recorrentemente negado à população carcerária.

Nosso evento está dividido em duas grandes atividades. A primeira atividade se refere a mesas temáticas que abordarão temas urgentes ao universo da educação prisional. A segunda atividade reunirá grandes e pequenas experiências desenvolvidas nos sistemas prisionais de todo o país.

Convocamos todos, todas e todes a compartilharem suas experiências no Sistema Prisional e fortalecermos os projetos, políticas e iniciativas que garantam e promovam os Direitos Humanos das pessoas privadas de liberdade no Brasil.

PÚBLICO ALVO

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores da educação prisional, trabalhadores do sistema prisional, membros dos poderes Executivo e Judiciário, organizações não governamentais, pessoas privadas de liberdade, egressos e familiares.

QUANDO ACONTECERÁ?

Dias 29, 30/11 e 01/12

Horário 19 h

Endereço

Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000

Redes Sociais