Estudantes do Projeto Alvorada encerram disciplina de Empreendedorismo com palestra sobre CrediAmigo e visita técnica à fábrica Loucos por Coxinha

Há poucas semanas do encerramento do curso, estudantes do Projeto Alvorada tiveram a oportunidade de conhecer o programa de microcrédito do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o CrediAmigo. Na ocasião, a coordenadora da unidade CrediAmigo Natal Arena das Dunas e duas agentes do financiamento conversaram com a turma sobre o que é e como funciona o crediário. O evento foi organizado como uma das atividades da disciplina de Empreendedorismo, mas o público externo interessado na temática também pôde participar.

Para Lisleide Sobrinho, aluna do Projeto Alvorada e pequena empresária, o momento foi de muita troca de conhecimento. Ela comenta que durante a palestra passou a entender cmo funciona o CrediAmigo, “é um empréstimo e uma consultoria, isso não sabia e é muito importante. Acredito que deve agregar muito na vida de muita gente, e quem sabe futuramente até na minha”, complementa Lisleide.

A estudante comenta ainda sobre a importância de outras disciplinas para o curso e sobre como a ementa foi bem pensada e executada. “Primeiro veio a disciplina de Administração, que me fez entender as teorias do comércio geral e em seguida veio a de Empreendedorismo que me fez aprender tecnicamente a aplicar essas teorias. Fez com que eu entendesse melhor e conseguisse aplicar no meu negócio como, por exemplo, vender, precificação e ver o que o mercado está precisando naquele momento”, finaliza.

Visita de campo: conhecendo o funcionamento da Loucos por Coxinha

No dia 21 de outubro, os servidores Tatiana Gomes, Marilson Donizetti e alunas do Projeto Alvorada estiveram no bairro Alecrim, em Natal (RN), para uma visita de campo à fabrica Loucos por Coxinha.

Na ocasião, a turma foi recebida pelo time da empresa e participaram de uma breve palestra sobre a sua fundação, expansão e como funciona cada setor. Em seguida, as alunas e os servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Zona Leste, fizeram uma visita guiada pela fábrica, onde puderam entender melhor o seu funcionamento, como é a organização de uma empresa humanizada, a importância de cada setor e cargo.

A iniciativa da visita de campo, assim como da palestra sobre microcrédito com agentes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), partiu de Marilson Donizetti, professor da disciplina de Empreendedorismo. Durante as aulas, entre as histórias de sucesso discutidas em sala, o professor comentou sobre o exemplo do empresário e fundador da Loucos por Coxinha, Pablo Farias, que já utilizou programas de financiamento do BNB para expansão do seu negócio.

O professor conta que ao receber o pedido para a visita técnica, a empresa antecipou a disponibilidade na agenda para que o encontro pudesse ocorrer ainda em outubro, quando o curso teve suas atividades encerradas.

Ele comenta ainda que “essas visitas exemplificam como é que funcionam no dia a dia, como é que podem acontecer, como é o caso da Loucos por Coxinha para alguém ir de um carrinho de pipoca vendendo coxinha até um grande distribuidor de franquias. Uma grande franquia que vende alimentos não apenas para suas próprias lojas, mas vendendo para outras marcas, estados e regiões”, demonstrando que com planejamento e perseverança os alunos também podem alcançar o êxito.

O Projeto Alvorada: uma iniciativa de inclusão social

O projeto “Inclusão Social e Produtiva de Mulheres Egressas do Sistema Prisional na Região Metropolitana Natalense: Implantação do Projeto Alvorada” é uma incorporação de esforços para a promoção de inclusão social e a inserção profissional no mundo do trabalho. A iniciativa conta com o apoio de uma rede de instituições nas áreas de políticas penais, trabalho e educação, e tem como objetivo principal dar acesso à dignidade humana. 

 

Endereço

Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000

Redes Sociais