Existem vários tipos de resumos. É inegável que eles fazem parte do cotidiano do estudante. Você sabe o que é um resumo expandido e como escrevê-lo? Na Web Story esclarecemos algumas dúvidas sobre ele. Confira!
No resumo expandido são apresentados, de forma concisa, os pontos mais relevantes de um documento. Para sua elaboração, devem ser apresentados o objetivo, o método, os resultados e as conclusões, além das referências.
Essas informações são divididas em seções, proporcionando mais liberdade para que o autor desenvolva tais tópicos, mas sempre de forma direta e clara.
O resumo expandido é comumente usado para a publicação ou participação em eventos científicos acerca do tema abordado no trabalho, servindo para que a banca decida se a leitura do texto condiz com o tema do evento
A quantidade de páginas e palavras varia conforme as regras de submissão do evento, costumando ter entre quatro e cinco páginas e cerca de 1000 palavras.
Também podem ser citados outros trabalhos no resumo expandido, utilizando-os como referências ou comparações com o estudo que está sendo resumido.
Além disso, deve ser precedido pela referência bibliográfica do documento a que se refere, feita de acordo com as normas da ABNT.
Além da estrutura, a escrita deve ser fluida, objetiva e direta, uma vez que esse tipo de documento tem um número pré-definido de palavras.
Na dúvida, o autor do trabalho deve sempre verificar os manuais e normas dos eventos, pois podem variar entre cada instituição.