Ao iniciar uma pesquisa científica, é comum que os estudantes esbarrem no termo “estado da arte”. Mas o que significa essa expressão? Passa para o lado para conhecer.
O estado da arte é o mapeamento das produções acadêmicas já existentes sobre um determinado tema, reunindo as principais conclusões sobre ele através desses estudos.
Através dele objetiva-se identificar as pesquisas atuais sobre um tema e suas conclusões, as divergências entre os pesquisadores do assunto e onde essas pesquisas estão sendo feitas.
O estado da arte permite ao pesquisador estudar e compreender as diferentes linhas de pesquisa já existentes sobre o tema.
Através do estado da arte também são analisadas as lacunas existentes nas pesquisas, identificando quais questões foram ou não foram abordadas perante a temática mapeada
As lacunas encontradas são os pontos que ainda necessitam de desenvolvimento e que o autor deverá focar, contribuindo com o desenvolvimento da ciência.
Além disso, a construção de um estado da arte é importante para o desenvolvimento do referencial teórico de qualquer estudo, sendo uma de suas partes mais importantes.
Lembrando que devem ser utilizados sites de pesquisa confiáveis para buscar os trabalhos que serão consultados e atentar para não cometer plágios nas citações e referências!
Agora que você já sabe o que é e qual a importância do estado da arte para a pesquisa científica, que tal conhecer o IFRN Campus Avançado Natal – Zona Leste?
Texto: Cibele Diniz Projeto Visual: Caroline Vitorino Edição: Williany BSouza Videos: Adobe Stock Gifs: Icons8 Ilustrações: Icons8