Campus EaD sedia encontro de mestrandos do Programa de Cooperação entre o IFRN e a Universidade do Minho

O Campus EaD está sediando nesta semana o I Seminário de Integração Acadêmica: Diálogos sobre pesquisas. O encontro, que ocorre uma vez a cada semestre, reúne coordenadores e servidores do programa de mestrado para discussão e fomentação das dissertações.

O evento teve início com um coffee break seguido de uma mesa redonda de abertura, da qual participaram o reitor Wyllys Abel Farkatt Tabosa; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Adriano de Azevedo; o Coordenador-geral do mestrado, Belchior de Oliveira Rocha; o Diretor-geral do Campus EaD, Alexsandro de Oliveira; e o Diretor de Gestão de Pessoas do IFRN, Auridan Dantas de Araújo.

Durante a apresentação, foi destacada pelo reitor Wyllys Abel Farkatt Tabosa a importância da iniciativa, que foi criada em 2012 na gestão do ex-reitor e atual coordenador-geral do mestrado, Belchior de Oliveira, e ampliada em 2017 para melhor servir os técnicos-administrativos do IFRN.

Após o término da abertura, os alunos foram divididos por suas especialidades de estudo – Sociologia da Educação e Políticas; Tecnologia Educativa; Supervisão em Ensino de Ciências e Desenvolvimento Curricular e Avaliação – para apresentação de suas pesquisas e agendamento da orientação individualizada.

Os atendimentos acontecerão durante toda a terça-feira (28) nos auditórios e salas de videoconferência do Campus EaD. Para o Diretor-geral do Campus EaD, Alexsandro de Oliveira, o apoio a ações como essa são sempre importantes, já que “a educação à distância tem um papel sistêmico no IFRN. Ela existe para servir todo o IFRN, não só o Campus EaD’’, salienta.

Sobre o mestrado

O programa de mestrado oferecido no IFRN faz parte de uma cooperação técnico-científica com a Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, oferecendo o ensino em nível de pós-graduação a 45 servidores que fazem seus estudos na forma online e presencial. De acordo com Márcio Adriano de Azevedo, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, o programa é “uma formação em serviço, na qual os técnicos-administrativos conseguem concluir a especialização sem precisar se afastar de suas funções cotidianas”.

Maria das Vitórias Dantas de Gois, servidora do Campus Caicó e atual aluna mestranda em Supervisão em Ensino de Ciências, contou que a oportunidade era algo que ela sempre almejou, porém achava difícil conciliar com a rotina de trabalho. ‘’Eu vi o programa como uma possibilidade maior para ter o algo a mais na profissão’’, finaliza.