Campus EaD sedia evento internacional sobre Física de Partículas

O Campus EaD sedia, de 08 a 11 de outubro, o Masterclass Internacional em Física de Partículas, evento que reúne professores e alunos do Ensino Médio para vivenciarem experiências e conceitos da Física de Partículas e Contemporânea. Os quatro dias de aulas acontecem concomitantemente em mais 200 universidades e centros de pesquisa espalhadas por todo o mundo. Utilizando recursos como softwares e videoconferências, os alunos tem a oportunidade de debater com esses centros de pesquisa, locais onde o MasterClass também se faz presente, os resultados obtidos.

Os estudantes, que são tanto da rede pública como da rede privada, iniciam suas participações recebendo uma orientação introdutória sobre os assuntos básicos da Física de Partículas para que, em seguida, possam dar andamento às atividades práticas envolvendo os experimentos.

O evento também conta com uma categoria destinada aos docentes, o ‘’MasterClass – Professores do Ensino Médio’’. A intenção é auxiliar os professores com o máximo de ferramentas e informações na aplicação de suas aulas sobre Física Contemporânea e de Partículas.

Segundo Márcia Begalli, doutora em Física e uma das organizadores do evento, “o MasterClass é uma ótima oportunidade não só para aqueles que gostam e trabalham com física, mas para profissionais e alunos de qualquer área. É enriquecedor’’.

O “MasterClass em Física de Partículas’’ é promovido pelo IFRN e pela UFRN, além de contar com o apoio de pesquisadores do CERN na Suíça, LIP em Portugal, do International Institute of Physics no Brasil e a da UERJ.