Campus EaD vai a Brasília discutir os avanços da institucionalização da Educação a Distância na Rede Federal

Representantes dos Institutos Federais presentes no GT.

Representantes do Campus EaD do IFRN participaram de um encontro organizado pelo Grupo de Trabalho do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), que teve como objetivo discutir e preparar um documento com orientações acerca da efetivação da Educação a Distância na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A reunião, que aconteceu no Instituto Federal de Brasília nos dias 6 e 7 de novembro, se baseou em dados de 2018 que trazem a realidade da EaD no Brasil. A ideia é iniciar um diálogo com organizações que já atuam com a Educação a Distância para fortalecer as práticas didáticas e metodologias nesta modalidade, levando em consideração as atualizações na legislação que rege a EaD.

Um dos pontos debatidos foi a expansão da oferta de cursos por iniciativa e custeio das próprias instituições, reduzindo a demanda dos financiamentos pelo Governo e criando uma maior independência dos institutos.

Equipe do Campus EaD do IFRN em reunião na SETEC-MEC.

De acordo com Alexsandro de Oliveira, Diretor-geral do Campus EaD do IFRN, “é importante que se tenha um espaço para se debater e fortalecer a Educação a Distância, especialmente em períodos de renovação política, que resultam em mudanças nas representações’’.

O Grupo de Trabalho ainda fará duas reuniões via webconferência para consolidar o documento, que deverá ser entregue ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) ainda em dezembro.