Campus Natal – Zona Leste forma dezesseis novos profissionais da educação. “Educação é vida”, parafraseia o orador da turma

O Campus Avançado Natal – Zona Leste (antigo Campus EaD) realizou na última sexta-feira (05) a solenidade de formatura dos cursos técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar. Ao todo, 16 (dezesseis) alunos do polo Natal concluíram seus estudos e participaram do evento, que aconteceu na Reitoria do IFRN.

Formandos dos cursos do Profuncionário – polo Natal

Participaram da solenidade a professora Odisseia Carla Pires Gaspareto, representando o reitor do IFRN, o professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa; o Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste, o pedagogo Alexsandro Paulino de Oliveira; o Coordenador-geral da Rede E-Tec Brasil no IFRN, o professor José Roberto Oliveira dos Santos; além da equipe responsável pela coordenação dos cursos. “Esses alunos, nesse momento, têm um Q especial, que é representar essa consolidação do trabalho de uma diretoria acadêmica que tinha o status de campus e que, agora, de fato, é um campus” comemorou Alexsandro Paulino de Oliveira, Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste.

Roniele dos Santos, aluno laureado da turma de Infraestrutura Escolar, contou o segredo para alcançar a média de melhor aluno: “colocar os pés na bacia com água gelada para poder dividir entre trabalho e estudo. Quando o sono vinha era bacia e pé na água gelada para poder dar conta de tudo isso – e muita leitura”, relata, com bom humor.

Discurso do orador Jefferson Morais

O orador Jefferson Dantas Freire de Morais emocionou todos ao questionar o sentido da vida – e ele mesmo respondeu dizendo que “a vida é longa para aqueles que sabem viver as pequenas felicidades”. Além disso, o agora formado em Secretaria Escolar finalizou o seu discurso com uma citação de Anísio Teixeira: “educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”.

Cronograma de formaturas

Os cursos do Profuncionário são ofertados pelo Campus Natal – Zona Leste (antigo EaD) através de polos presenciais espalhados por todo o estado. O polo Natal foi o segundo a realizar a solenidade de formatura, conforme o calendário abaixo:
• Polo Santa Cruz – formatura realizada em 26/03/2019
• Polo Natal – formatura realizada em 05/04/2019
• Polo Zona Norte – formatura agendada para 13/04/2019
• Polo João Câmara – data da formatura a definir

Sobre o Profuncionário

O programa Profuncionário foi criado em 2012, voltado para os profissionais que já trabalham com educação. No Campus Natal – Zona Leste, o programa fomenta a oferta de 4 (quatro) cursos técnicos na modalidade subsequente: Técnico Subsequente em Alimentação Escolar; Técnico Subsequente em Infraestrutura Escolar; Técnico Subsequente em Secretaria Escolar; e o Curso de Capacitação em Moodle Avançado. O objetivo desses cursos é fomentar a capacitação de funcionários que atuam no apoio às atividades pedagógicas e administrativas nas escolas públicas de educação básica.