Com 57 anos, Francisca Souza é laureada entre os concluintes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus EaD

Alunos concluintes e a mesa principal.

O Campus EaD realizou na última sexta-feira (09) a solenidade de Colação de Grau dos concluintes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. O evento, que aconteceu no miniauditório do Campus Natal-Central do IFRN, recebeu os familiares e amigos dos 10 formandos dos polos de Caraúbas, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Entre os pontos altos da cerimônia, destacou-se a aluna Francisca Barbosa do Nascimento Souza, que recebeu o certificado de mérito estudantil pela sua excelência acadêmica. Francisca, de 57 anos, contou que o sonho de fazer parte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte vem desde o tempo do ETFRN.

Francisca Barbosa, aluna laureada do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

“Eu trabalhava na Guararapes quando jovem e sempre admirava as pessoas que estudavam na instituição. Como eu vinha de uma família bastante humilde, a prioridade era trabalhar e ajudar nas despesas da casa, o que acabou ficando na frente dos estudos’’, revelou Francisca, que após 32 anos de conclusão do ensino médio, fez o ENEM para testar os seus conhecimentos e acabou entrando para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus EaD.

Hoje atuando como Técnica de Enfermagem, a aluna laureada conta que o ensino a distância foi um fator decisivo na conclusão da sua graduação. “Como eu trabalho muitas horas por dia, estar presencialmente numa sala de aula era algo difícil pra mim’’, explicou.

Concluinte Lídia Gabriela Rodrigues de Souza.

A otimização do tempo também foi o que levou a concluinte Lídia Gabriela Rodrigues de Souza a escolher o curso a distância. “Como já tinha tido experiências com o ensino a distância tanto como aluna como docente, resolvi optar por essa modalidade para concluir mais uma graduação’’, afirmou. Mestre em Ciências Climáticas e Doutoranda em Ciência e Engenharia do Petróleo, Lídia enxergou na Gestão Ambiental uma complementação para sua formação e atuação como pesquisadora e docente.

Participaram também da solenidade Márcio Adriano de Azevedo, Reitor em exercício; Alexsandro Paulino de Oliveira, Diretor-geral do Campus EaD; e representantes da coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.