Conselho Superior do IFRN aprova a criação do Campus Avançado Natal-Zona Leste

Votação para aprovar a criação do Campus Avançado Natal-Zona Leste

O Conselho Superior (CONSUP) do IFRN, órgão máximo da instituição, aprovou por unanimidade a criação do Campus Avançado Natal-Zona Leste. A votação foi realizada na reunião ordinária desta sexta-feira (15), na sala de atos da Reitoria do Instituto.

A transformação do Campus EaD em Campus Avançado Natal-Zona Leste foi anunciada pelo reitor Wyllys Abel Farkatt Tabosa no dia 21 de dezembro de 2018, em reunião com servidores do Campus EaD, e autorizada pela Portaria 1.438/2018-MEC. A mudança, que vinculará o Campus EaD diretamente à Reitoria do IFRN, trará independência administrativa e financeira ao Campus.

Na prática, o novo Campus Avançado Natal-Zona Leste funcionará em dois locais distintos: no prédio que hoje se encontra no Campus Natal-Central e em outro que fica localizado na rua Gonçalves Lêdo, no bairro da Cidade Alta. A medida proporcionará uma maior independência para o Campus, que poderá ampliar seu plano de ofertas, quadro de funcionários e as demais ações que já são desenvolvidas atualmente.

Mais informações

O Conselho Superior (Consup) é o órgão máximo do IFRN, com caráter consultivo e deliberativo, instituído pela Lei nº 11.892/2008 que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ele tem a seguinte composição:

• Reitor, como presidente;
  • representação docente em quantidade igual a um terço do número de campi em funcionamento, todos eleitos por seus pares;
  • representação discente em quantidade igual a um terço do número de campi em funcionamento, todos eleitos por seus pares;
  • representação do pessoal técnico-administrativo em quantidade igual a um terço do número de campi em funcionamento, todos eleitos por seus pares;
  • dois representantes dos egressos, sendo um de cursos técnicos e um de cursos superiores, sem vínculo funcional ou estudantil com a Instituição, indicados por entidades representativas;
  • seis representantes da sociedade civil, sem vínculo funcional ou estudantil com a Instituição, sendo dois indicados por entidades patronais, dois indicados por entidades dos trabalhadores e dois representantes do setor público e/ou empresas estatais;
  • um representante do Ministério da Educação, designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec);
  • tantos representantes do Colégio de Dirigentes (Codir) quantos forem os membros definidos no inciso II, dentre os quais, pelo menos, um que seja membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex).

As reuniões são realizadas, ordinariamente, uma vez a cada dois meses, na última sexta-feira do mês, e extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente do Conselho.