Professores e alunos do Campus EaD levam educação ambiental para crianças da rede pública de Caicó

Espaço de recreação reconstruído a partir de reutilização de materiais.

Durante esta semana, 160 crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Maria Bernadete Marques Souza Ginane tiveram a oportunidade de aprender na prática sobre educação ambiental. Com o auxílio de alunos e professores do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus EaD, os jovens estudantes tiveram contato com ações que traziam a sustentabilidade e meio ambiente de forma divertida e dinâmica.

A partir da composição de artes com grafite, utensílios com pneus velhos e plantação de mudas para uma horta orgânica, as crianças ajudaram diretamente na revitalização de um espaço inutilizado da escola, contribuindo diretamente para o meio ambiente e ganhando um local para recreação.

Momento da plantação de mudas com as crianças da escola.

“É através da educação ambiental que a gente consegue minimizar os impactos que o homem vem causando no meio ambiente. Situações como o grande número de árvores Nim, aquecimento global e a seca no semiárido precisam estar constantemente em evidência”, explica o professor tutor Geovar dos Santos.

Professor Tutor Geovar dos Santos junto com alunos e a coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

”Os trabalhos desenvolvidos na escola começaram a partir de um projeto de extensão e integração ambiental chamado PEIA, ao qual participo junto com nove alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental”, complementa o professor. Ainda segundo o docente, a direção da escola se mostrou bastante receptiva e animada ao receber a proposta do projeto.

A visita do Campus EaD à escola fez parte da programação do I Fórum do Meio Ambiente de CaicóCom parceria da UFRN CERES Caicó e da Universidade Aberta do Brasil/Polo Caicó, o evento aconteceu de 4 a 6 de dezembro e veio para complementar as atividades já realizadas no ambiente escolar, além de oferecer ao grande público da cidade, de forma gratuita, um espaço de conscientização sobre o meio ambiente. Além da visita, o evento contou com a palestra dos professores Ana Helena da Silva, do Campus EaD do IFRN; Emmanuel Sabino dos Santos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caicó, e Sandra Kelly, da UFRN.

Fotos da intervenção pedagógica na escola municipal de Caicó

Confira o cronograma completo:

1º Dia (04/12) – Abertura

2º Dia (05/12): Dia D