Técnico em Administração

O Curso Técnico Subsequente em Administração, na modalidade a distância, tem como objetivo geral formar profissionais-cidadãos técnicos de nível médio competentes técnica, ética e politicamente, com elevado grau de responsabilidade social e que contemplem um novo perfil para saber, saber fazer e gerenciar atividades de gestão; executar funções de apoio administrativo.

Coordenador: Karla Angélica Dantas de Lima
Contato: cadm.zl@ifrn.edu.br

O profissional concluinte do Curso Técnico Subsequente em Administração, na modalidade a distância, oferecido pelo IFRN deve apresentar um perfil de egresso que o habilite a desempenhar atividades voltadas para Administração. Age com ética profissional, sustentabilidade, iniciativa empreendedora, responsabilidade social e domí­nio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver.

De acordo com as orientações contidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a instituição ofertante deverá cumprir um conjunto de exigências que são necessárias ao desenvolvimento curricular para a formação profissional com vistas a atingir um padrão mínimo de qualidade. No quadro 2 deste documento é apresentada a estrutura fí­sica necessária ao funcionamento do Curso Técnico Subsequente em administração, na modalidade a distância.

O acesso ao Curso Técnico Subsequente em Administração, na modalidade a distância, destinado a portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, poderá ser feito através de:

• processo seletivo, aberto ao público para o primeiro período do curso, atendendo às exigências da Lei nº 12.711/2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012, da Portaria Normativa MEC nº 18/2012 e da Lei nº 13.409/2016; ou
  • transferência ou reingresso, para período compatível, posterior ao primeiro semestre do Curso.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao curso, pelo menos 50% (cinquenta por cento) das vagas oferecidas a cada entrada poderão ser reservadas para alunos que tenham cursado do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em escola pública.

A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas que ocorrem em regime seriado semestral e com carga horária total de 1.400 horas, sendo 930 horas destinadas às disciplinas, 70 horas a atividades complementares e 400 horas à prática profissional. O Quadro 1 descreve a matriz curricular do curso e os Apêndices I, II e III apresentam as ementas e os programas das disciplinas.

As disciplinas que compõem a matriz curricular deverão estar articuladas entre si, fundamentadas nos conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. Orientar-se-ão pelos perfis profissionais de conclusão estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso, ensejando a formação integrada que, articula ciência, trabalho, cultura e tecnologia, assim como a aplicação de conhecimentos teórico-práticos especí­ficos do eixo tecnológico e da habilitação particular, contribuindo para uma sólida formação técnico-humaní­stica dos estudantes.

Veja aqui a Matriz curricular do Curso Técnico Subsequente em Administração, na modalidade a distância.

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Curso Técnico Subsequente em Administração.