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Curso de Aperfeiçoamento para Professores dos Municí­pios do Rio Grande do Norte – CAPROM

O Curso de Aperfeiçoamento para Professores dos Municípios do RN (CAPROM) é um projeto integrado ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania do IFRN. Esse programa consiste em um curso de formação inicial e continuada, na modalidade de educação a distância, que contempla as disciplinas de Lí­ngua Portuguesa, Matemática e Cidadania, e visa a atender alunos que cursaram do 6º ao 8º ano do ensino fundamental em escola pública e que estão cursando o 9º ano também em escola pública.

Coordenador: João Batista de Morais Neto
Contato: (84) 3092-8925 | caprom.ead@ifrn.edu.br

Público alvo

O Curso destina-se aos docentes com diploma de Nível Superior em Licenciatura em Letras ou Matemática, que estejam atuando, circunstancialmente, em sala de aula na rede municipal de ensino do estado do Rio Grande do Norte com as disciplinas de Língua Portuguesa e/ou Literatura e/ou Redação, ou Matemática e profissionais de áreas afins.

Objetivo geral

Capacitar os docentes que atuam nas escolas públicas dos municípios do Rio Grande do Norte numa perspectiva transdisciplinar, propiciando uma melhoria no ensino e, consequentemente, uma melhor capacitação dos alunos oriundos de escolas públicas.

Perfil Profissional

Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área docente e que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de:

  • Contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática a partir de uma perspectiva transdisciplinar;
  • Usar os conhecimentos adquiridos em favor de uma prática docente na perspectiva da interligação de saberes;
  • Usar as novas tecnologias da informação e da comunicação a favor da melhoria da prática docente cotidiana;
  • Saber monopolizar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso em práticas docentes, no mínimo, interdisciplinares; e
  • Atuar de forma interdisciplinar ou transdisciplinar em práticas que provoquem a transversalidade da ética e da cidadania;
  • Contextualizar e estabelecer significados aos conteúdos matemáticos trabalhados no Ensino Médio;
  • Utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação visando a melhoria da prática docente.
  • Explorar a interdisciplinaridade de forma fundamentada com outras áreas de conhecimentos;
  • Compreender conceitos importantes ao estudo da Matemática, contextualizando e repesando o ensino da Matemática;

A natureza do curso exige metodologias interdisciplinares com estratégias participativas, laboratoriais e oficinas práticas, que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência intere/ou transdisciplinar, que emergem e são ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e prático.

Recursos Didáticos e Infraestrutura

O Quadro 3, presente neste documento, apresenta a estrutura física necessária ao funcionamento do Curso de Aperfeiçoamento para Professores dos Municípios do Rio Grande do Norte: Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania (Pós-Graduação Lato Sensu), na modalidade a distância.

Além disso, o Campus EaD conta com:

  • Rednet institucional;
  • Provedor de Internet do IFRN;
  • Ambiente virtual de aprendizagem, gerenciado pelo Campus EAD;
  • Profissionais capacitados em nível de mestrado na modalidade EaD;
  • Um estúdio de produção multimídia;
  • Uma sala de produção de material multimídia;
  • Uma sala de redação;
  • Duas ilhas de edição;
  • Um estúdio;
  • Uma sala de reuniões e estudo;
  • Duas salas para as coordenações de curso;
  • Uma sala para a Direção Geral;
  • Uma sala de Coordenação de Cursos Técnicos e FIC;
  • Uma sala de Coordenação de Cursos Superiores e de Pós-graduação;
  • Videoteca.

Requisitos e Formas de acesso

O Curso destina-se aos docentes com diploma de Nível Superior em Licenciatura em Letras ou Matemática, que estejam atuando, circunstancialmente, em sala de aula na rede municipal de ensino do estado do Rio Grande do Norte com as disciplinas de Língua Portuguesa e/ou Literatura e/ou Redação, ou Matemática e profissionais de áreas afins.

O acesso ao curso poderá ser feito através de processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para um total de 30 vagas por turma.

Para isso, a seleção constará de uma etapa, de caráter classificatório e eliminatório, e será realizada através de análise de currículo.

Em caso de empate, adotar-se-ão, os seguintes critérios para o desempate:

  • a) maior nota no currículo;
  • b) maior tempo de experiência no serviço público;
  • c) maior idade.

Estrutura curricular

Clique aqui para ver a estrutura curricular do curso de Aperfeiçoamento para Professores dos Municí­pios do Rio Grande do Norte – CAPROM.

Projeto Político Pedagógico

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Aperfeiçoamento para Professores dos Municí­pios do Rio Grande do Norte – CAPROM.

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