Busca

Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho

seguranca_de_trabalho

O Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, na modalidade a distância, tem como objetivo formar técnicos de nível médio na área de Segurança do Trabalho para, no âmbito dos Setores Produtivos e de Serviços, desempenhar atividades de prevenção de acidentes de trabalho, por meio de ações e programas específicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador brasileiro.

Coordenador: Ramon Evangelista dos Anjos Paiva
Contato: (84) 3092-8926 | tecst.ead@ifrn.edu.br

Perfil Profissional

O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional com visão sistêmica do seu papel em relação ao meio ambiente, saúde e segurança na sociedade. Aplica seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor. Possui conhecimento de dinâmica organizacional, podendo atuar em empresas públicas e privadas, bem como gerir seu próprio negócio.

Age com ética profissional, sustentabilidade, iniciativa empreendedora, responsabilidade social e domí­nio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver.

Recursos Didáticos e Infraestrutura

De acordo com as orientações contidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a instituição ofertante deverá cumprir um conjunto de exigências que são necessárias ao desenvolvimento curricular para a formação profissional com vistas a atingir um padrão mínimo de qualidade. Os quadros 3 e 4 deste documento apresentam a estrutura fí­sica necessária ao funcionamento do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, na modalidade a distância. O quadro 3 do documento apresenta a relação detalhada dos equipamentos para o laboratório especí­fico do curso.

Requisitos e Formas de acesso

O acesso ao Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, na modalidade a distância, destinado a portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, poderá ser feito através de:

  • processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso; ou
  • Transferência ou reingresso, para período compatível.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao curso, pelo menos 50% (cinquenta por cento) das vagas oferecidas a cada entrada poderão ser reservadas para alunos que tenham cursado do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em escola pública.

Estrutura curricular

A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime seriado semestral, divida em módulos. A carga-horária total é de 1.390 horas, sendo 920 horas destinadas às disciplinas de bases científica e tecnológica e 400 horas à prática profissional.

As disciplinas que compõem a matriz curricular deverão estar articuladas entre si, fundamentadas nos conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. Orientar-se-ão pelos perfis profissionais de conclusão estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso, almejando uma formação integrada que, articula ciência, trabalho, cultura e tecnologia, assim como a aplicação de conhecimentos teórico-práticos específicos do eixo tecnológico e da habilitação particular, contribuindo para uma sólida formação técnico-humanística dos estudantes.

Projeto Político Pedagógico

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Segurança do Trabalho.

Tenho interesse neste curso

Informe seu nome completo.

Poderá ser utilizado para comunicá-lo futuramente via SMS ou outro serviço de mensagens como o Whatsapp.

Este E-mail será utilizado para notificá-lo quando for aberto um novo edital que contemple este curso.

Registrar meu interesse