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Licenciatura em Espanhol

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O Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol tem como objetivo geral formar professores licenciados em Lí­ngua Espanhola / Espanhol para a Educação Básica, capazes de trabalhar em equipes multidisciplinares e interdisciplinares e utilizar os conhecimentos linguísticos para a compreensão do mundo que o cerca e para a resolução de problemas do seu cotidiano de vida e do mundo do trabalho. A previsão de término é de NOVE semestres, com carga horária de 3.704h.

Atualmente, o curso é ofertado nos polos de apoio presenciais de Caraúbas, Currais Novos, Grossos, Parnamirim, Marcelino Vieira, Natal e São Gonçalo do Amarante.

Coordenador: Carla Aguiar Falcão
Contato: (84) 3092-8922 | licesp.eadifrn@gmail.com

Perfil Profissional

O Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol é composto por um currí­culo flexí­vel e multidisciplinar que considera a necessidade de formar profissionais capazes de atuar na educação básica com a perspectiva de melhoria da qualidade dos processos de ensinar e de aprender no âmbito da Língua Espanhola e que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação.

Nesse sentido, destacam-se os princípios que desenvolvem capacidades cognitivas, procedimentais e atitudinais necessários ao pleno exercício do magistério para a Educação Básica, presencial e a distância, podendo atuar ainda na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), como também dar continuidade aos estudos em cursos de pós-graduação.

O futuro professor será capaz de construir espaços de interlocução em que possa analisar a própria prática docente de forma individual e/ou em grupo.

Recursos Didáticos e Infraestrutura

Para atender às especificidades relativas às funções dos polos, cada um deles deve contar com uma infraestrutura que disponha de, pelo menos, os seguintes espaços:

  • 02 salas de aula equipadas com recursos de multimídias para as atividades presenciais e avaliações;
  • 02 laboratórios de Informática, cada um equipado com 25 computadores conectados à Internet e duas impressoras;
  • 01 biblioteca, com acervo básico nas áreas de conhecimento do curso;
  • 01 videoteca, com material audiovisual de apoio;
  • 02 salas de atendimento de tutoria com linha telefônica 0800, computador e impressora;
  • 01 sala de professores e tutores com computador e impressora;
  • 01 sala equipada com as tecnologias para videoconferência;
  • 01 sala para secretaria acadêmica e de coordenação do polo.

Além disso, os polos contam com outros equipamentos e materiais para uso didático, tais como: revistas, softwares específicos, materiais didáticos para oficina, videocassetes e DVD’s, projetores de slides e projetores multimídia. Os polos também devem estar adaptados à recepção e permanência de estudantes e profissionais com necessidades educacionais especiais. Para tanto, devem contar em sua infraestrutura física com rampas de acesso, portas que permitam a entrada de cadeira de rodas, banheiros adaptados, carteiras para canhotos etc. Cada polo deve contar, ainda, com uma biblioteca com condições para consulta ao acervo e estudo. É fundamental que os polos disponham dessa infraestrutura mínima uma vez que eles contribuem para a permanência do estudante no curso, estabelecendo interatividade entre o estudante e a entidade executora.

Requisitos e Formas de acesso

O acesso ao Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol, destinado aos portadores do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, poderá ser feito:

  • processos seletivos, abertos ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso;
  • transferência ou reingresso, para período compatível, posterior ao primeiro.

Com o objetivo de manter o equilíbrio entre os distintos segmentos socioeconômicos que procuram matricular-se nas ofertas educacionais do IFRN e, também, com o intuito de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior, a Instituição reservará, no mínimo, 50% das vagas para estudantes provenientes da rede pública de ensino e que nela tenha estudado do sexto ao nono ano do ensino fundamental e todo o ensino médio.

A oferta de turmas especiais ou a reserva de até 50% das vagas em cursos de formação de professores também se constituem em mecanismos a serem adotados com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica pública.

Estrutura curricular

A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime de crédito, com perí­odo semestral, com 2.550 horas destinadas à formação docente (considerando que são 2.250 horas de disciplinas obrigatórias e o mí­nimo de 300 horas de disciplinas eletivas), 184 horas a atividades complementares e 1.000 horas à prática profissional, totalizando a carga horária de 3.734 horas.

Trabalho de Conclusão de Curso

Para os cursos superiores de Licenciatura, o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), é componente curricular obrigatória para a obtenção do título de Licenciado e será materializado por meio de uma monografia.

O trabalho de conclusão de curso corresponde a uma produção acadêmica que expresse as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como os conhecimentos adquiridos durante o curso. O TCC será elaborado no último perí­odo do curso, podendo desenvolver pesquisas especí­ficas ou verticalizar os conhecimentos construídos nos projetos integradores.

A carga-horária total de disciplinas eletivas será de cumprimento obrigatório pelo estudante, embora seja facultada a escolha das disciplinas a serem integralizadas.

Projeto Político Pedagógico

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Espanhol.

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