DIA DAS MÃES – Conheça a história da professora Stella Regina, que foi mãe em plena pandemia

Entenda como a docente enfrentou esse momento difícil, apesar das dificuldades do isolamento social

Ser mãe representa principalmente sentir por dois, ser amor e naturalmente ter cuidado. Esses sentimentos passaram a ser desvendados por Stella Regina, professora do curso Técnico Subsequente de Segurança do Trabalho, do Campus Natal – Zona Leste, desde abril de 2020, quando descobriu que seria mãe de primeira viagem. Ao mesmo tempo em que vivia um momento lindo e encantador, o mundo estava conhecendo, infelizmente, a COVID-19, e devido a isso, a docente precisou se isolar.  

A notícia da gravidez foi dada aos familiares por videochamada e, segundo Stella, isso contribuiu para que ela se sentisse confortada e se desviasse um pouco das preocupações do momento. Porém, ao passo que a gestação se desenvolvia, as mudanças hormonais e a sensibilidade emocional se tornaram ainda mais significativas para a professora e foi ficando mais difícil lidar com o isolamento social.  

Enquanto Lilian crescia em seu ventre, Stella se inquietava a cada ida ao médico para fazer o pré-natal – que devido à pandemia, só era realizado a cada três meses. Em meio a isso, o trabalho no Campus Natal – Zona Leste a ajudou a se manter em segurança, em casa, como “uma ocupação saudável, contribuindo para acalmar a mente e afastar as inquietações, mantendo esse ritmo até próximo do final da gestação”, como contou a docente. 

O Natal de 2020 teve um significado mais que especial para a Stella. Naquela data, sua filha Lilian veio ao mundo, após 8h de trabalho de parto, e ressignificou toda a vida dela, bem como a de todos ao seu redor. A docente viveu momentos inesquecíveis, os quais a fizeram lembrar de sua própria mãe, Elizabeth Rodrigues, que não conseguiu acompanhar os primeiros dias após o nascimento da pequena Lilian, devido às medidas restritivas contra o coronavírus. 

Contando com a ajuda do pai, Cleiton Soares, e com o apoio de toda a família, Stella aprendeu o que é ser mãe e enfrentou as belezas e as dificuldades de cada detalhe da maternidade.  Em contrapartida, a professora também estava sensível às várias mães que foram vítimas da COVID-19 e não tiveram a chance de conhecer seus próprios filhos, bem como aos inúmeros órfãos de todas as idades que talvez não descobrissem o verdadeiro amor de uma mãe.  

Lilian, como sugere a tradução do nome, é sinônimo de pureza e inocência para a mamãe Stella, que comemora “a alegria da maternidade”. Hoje, com quase 5 meses completos, a pequena já ensinou muito a sua mãe, inclusive a acreditar que tempos melhores e prósperos estão por vir.   

Neste Dia das Mães, apesar do momento complicado e incerto em que o mundo está imerso, busque procurar a felicidade em cada detalhe do seu dia a dia, principalmente junto à sua mãe à sua família.  

Desejo a todas as mamães um feliz e abençoado Dia das Mães, e que seus filhos sejam o consolo e alegria nesses dias de dificuldade.” – Stella Regina Rodrigues de Medeiros