Diretor do Campus EaD participa de homenagem aos 10 anos dos institutos federais

O diretor-geral do Campus de Educação a Distância do IFRN, Alexsandro de Oliveira, participou nesta quinta-feira (12) da homenagem aos 10 anos de implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, criados em 2008. Alexsandro estava representando o reitor do IFRN, professor Wyllys Abel Farkat Tabosa.

A sessão foi proposta pela deputada federal Maria do Rosário (RS) e pela senadora Fátima Bezerra (RN), coordenadoras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante. No Brasil, existem 38 instituições, com mais de 643 unidades espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal, com 1 milhão de alunos matriculados em 11.264 cursos (técnicos e superiores).

Durante o evento, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Profissional (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, destacou a necessidade de retomar os investimentos de capital a fim de ampliar e melhorar a infraestrutura dos campi com bibliotecas, restaurantes acadêmicos, entre outras melhorias necessárias. Ainda de acordo com o presidente, o orçamento não acompanha as necessidades das instituições e vem sendo um complicador à gestão.

A secretária de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Nascimento, informou que a Rede Federal de Educação Profissional é um patrimônio do povo brasileiro e que sempre houve abertura no MEC para o diálogo com as instituições: “Principalmente quando os reitores se encontram em Brasília, para as reuniões do pleno do Conif”.