Divulgada a programação do II Simpósio de Educação Prisional do IFRN-ZL

Evento acontece de 29 de novembro a 01 de dezembro e tem inscrições gratuitas para ouvintes.

Imagem: divulgação.

Tem início na próxima terça-feira (29) o II Simpósio de Educação Prisional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Natal – Zona Leste. O evento, cuja temática neste ano é a Educação Prisional como Direito Humano, acontecerá no formato remoto e tem inscrições abertas até 29 de novembro. Confira abaixo a programação do simpósio.

29 de novembro

No primeiro dia, o evento tem início às 19h, no canal do YouTube do IFRN Campus Natal – Zona Leste, com a cerimônia de abertura seguida da “Conferência de abertura – Os Direitos Humanos no Sistema Prisional: da criminalização à promoção da cidadania”, com o juiz responsável pela 3ª Vara Criminal e de Execuções Penais da jurisdição de Joinville (SC), Dr. João Marcos Buch.

30 de novembro

No segundo dia, os participantes poderão assistir as apresentações dos trabalhos submetidos e aprovados para o evento a partir das 14h. Em seguida, às 15h30, será exibido o Documentário da Experiência de Educação Prisional no IFRN.

No mesmo dia, às 19h “As relações de gênero e racismo no Sistema Prisional” serão debatidas com Luiza Sousa de Carvalho, assistente social, pesquisadora e membro do Conselho da Comunidade do Distrito Federal e militante abolicionista penal e prisional, no Painel 1.

No Painel 2, que tem a participação da Subprocuradora-geral do Trabalho, Dra. Ileana Neiva Mousinho, será discutido o “Trabalho para privados de liberdade e egressos do Sistema Prisional”.

01 de novembro

O último dia do II Simpósio de Educação Prisional começa às 14h também com a apresentação dos resumos expandidos aprovados no evento. Em seguida, será o momento de ouvir relatos da experiência da educação profissional para mulheres egressas do sistema prisional com o Projeto Alvorada no IFRN.

Às 18h30, acontecerá a palestra “A vida além das grades”, com Samuel Lourenço Filho, egresso do Sistema Prisional, escritor e palestrante. Em seguida, a Profa. Dra. Elecine Maria Cammarosano Onofre falará na “Conferência de Encerramento – Educação nas prisões: um desafio da esperança”.

Para informações mais detalhadas do II Simpósio de Educação Prisional do IFRN Campus Natal – Zona Leste clique aqui.