“O Campus EaD e o IFRN com certeza são referências no país”, avalia secretária do MEC em visita ao Instituto

Em visita ao IFRN, Eline Neves Braga falou sobre a importância da institucionalização do Campus EaD.

Reportagem: Andrea Luiza Tavares

O IFRN recebeu a visita da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Neves Braga Nascimento, na manhã desta sexta-feira (23). A secretária foi recebida no gabinete da reitoria pelo reitor do IFRN, professor Wyllys Abel Farkkat Tabosa, e pelo diretor-geral do Campus EaD, Alexsandro de Oliveira, dentre outras autoridades do Instituto.  Na reunião, a representante do MEC falou sobre o seu trabalho à frente da Secretaria, sobre as visitas que vem fazendo às instituições e disse que sabe das dificuldades existentes, mas não faltará empenho para assegurar a qualidade na educação. “Estou fazendo essas visitas para conhecer melhor a realidade, dialogar com os gestores, ouvir críticas, sugestões e explicar também que nosso esforço tem o intuito de melhorar a Educação”.

O reitor do IFRN esclareceu pontos importantes da sistemática e da abordagem humana do instituto no estado. A exibição do documentário em homenagem aos 10 anos do IFRN trouxe à tona a importância das conexões que a educação proporciona. “A nossa gestão tem apostado no fortalecimento da rede. Queremos difundir o aprendizado e é muito gratificante mostrar nosso trabalho para a secretária”, enfatizou o reitor.

Ensino à distância

“A Educação à Distância é sinônimo de alcance, de futuro”: foi com essas palavras que a representante do MEC resumiu a importância do ensino não presencial na atualidade. “Nós sabemos das imensas dificuldades existentes. A EaD abre mais uma opção no leque da educação e tem a vantagem de chegar onde antes, muitas vezes, não era possível”, afirmou.

Após a exibição do documentário institucional sobre o Campus EaD, o diretor-geral Alexsandro de Oliveira aproveitou o momento para falar sobre as conquistas, números e dados alcançados pelo ensino à distância no IFRN. “Somos uma modalidade relativamente nova e estamos conquistando cada vez mais espaço e cumprindo com a missão de difundir a educação”, disse o diretor. A secretária elogiou a qualidade do material de divulgação exibido pelo campus e também os números levados pelo diretor.

O diretor do Campus EaD também abordou a importância da institucionalização do Campus para a extensão do alcance das atividades. “Seria um passo muito significativo, pois poderia garantir ainda mais a difusão do conhecimento”, explicou Alex.

De acordo com Eline Nascimento, a secretaria está aberta ao diálogo para a oferta de serviços da Rede Federal para a sociedade.  “O termômetro da qualidade é o investimento que se faz na oferta de ensino. Temos todo o interesse em garantir investimentos e atender às demandas, mas não prometo o que não posso cumprir”, esclareceu a secretária.

“Fiquei muito impressionada com o Campus EaD e o IFRN! Sem dúvidas, são referência no país. A rede federal é grande e antiga, mas um dos focos é a melhoria do ensino nessa área, a fim de oferecer aos jovens e demais estudantes a oportunidade de transformar suas vidas através do estudo de qualidade”, finalizou.