EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Veja como a pedagogia atua nos cursos EaD do IFRN

Reportagem: Laurence Campos / Nathália Souza

Você acorda cedo, toma um café-da-manhã reforçado, põe o uniforme e vai para a aula. Na escola, encontra os amigos e presta atenção ao professor: surgem os cálculos, o emprego correto da crase, os vários elementos químicos… O período de provas começa, as reuniões com pais e responsáveis são agendadas e você é aprovado para mais um ano letivo – comemora e segue para as férias. Diante de tanta correria e de uma agenda lotada ao longo dos meses, talvez você nem pare pra pensar, mas existe um profissional que torna toda essa rotina possível: o pedagogo.

Especialista em educação, o pedagogo está por trás de tudo o que acontece em uma escola: ajuda no planejamento e execução de reuniões pedagógicas, na organização das semanas pedagógicas para o início do semestre letivo, no conselho escolar, na construção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, além do acompanhamento aos alunos. Mas se engana quem pensa que o pedagogo atua apenas na educação presencial: no Campus Natal – Zona Leste, responsável pelos cursos a distância do IFRN, a pedagogia tem papel de destaque.

A pedagogia na EaD

Adilina Andrade, pedagoga dos cursos EaD do IFRN

A pedagoga do Campus Natal – Zona Leste, Maria Adilina Freire Jerônimo de Andrade, sabe a importância da pedagogia para a Educação a Distância. Para ela, um dos principais papeis da pedagogia está em montar estratégias para a permanência dos alunos nos cursos. Para isso, os professores mediadores são fundamentais, além da coordenação do curso e da equipe multidisciplinar.

Como os alunos estão distantes fisicamente da instituição, a pedagogia faz uso da tecnologia para acompanhá-los, seja por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (sala-de-aula virtual) ou pelo Sistema Unificado de Administração Pública (que reúne todos os dados acadêmicos dos discentes). Em algumas situações, o contato com os alunos é feito também por telefone.

Além disso, na educação a distância os alunos podem ter contato com o serviço de pedagogia diretamente no polo presencial ou no início de cada semestre letivo através do Seminário de Integração Acadêmica. Ela explica que toda essa possibilidade de contato com o aluno é muito importante na EaD, porque “nessa modalidade de ensino é fundamental que o aluno saiba organizar os horários das aulas e de estudos. Então, com o auxílio da pedagogia, podemos concretizar uma educação de qualidade”.

Sobre a pedagoga Adilina Andrade

Não tem como fazer um balanço sobre o papel desempenhado por Adilina sem antes passar pela sua trajetória profissional. Mossoroense de nascença, a pedagoga descobriu o fascínio pela educação aos 19 anos, idade em que começou a lecionar em uma escola municipal. O desempenho foi tanto que, no mesmo ano, Adilina foi selecionada em um concurso público, cargo no qual passou a atuar como coordenadora de turno. Da prática, surgiu o desejo de estudar a teoria da Pedagogia e de dedicar sua vida profissional à difusão do conhecimento.

Hoje, Adilina tem no currículo uma vida inteira dedicada à educação: é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), especialista e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e mestre em Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), instituição de ensino em que trabalha desde 2010.

Para quem estuda em um curso a distância no IFRN, Adilina representa a preocupação constante da instituição com a qualidade do ensino, independente da distância e das limitações impostas pela realidade de cada aluno. “A pedagogia pra mim é o meu fazer diário, é minha vida profissional, é a forma que tenho de contribuir com a educação de qualidade e emancipatória”, resume, com orgulho.

Outros serviços prestados ao aluno EaD

Além do serviço de pedagogia, o aluno do Campus Natal – Zona Leste também conta com outros serviços de apoio. São eles:

Para saber mais sobre os serviços prestados aos alunos dos cursos EaD do IFRN, clique no botão abaixo: