Educação de luta e resistência: conheça agora a trajetória do novo Diretor-Geral Pro Tempore do Campus Natal – Zona Leste

Desde junho de 2019 o Campus Avançado Natal – Zona Leste conta com um novo ocupante no cargo de Diretor-Geral. O servidor José Roberto Oliveira dos Santos exerce a função de forma Pro Tempore, ou seja, por um determinado espaço de tempo até que novas eleições sejam realizadas para o cargo. Graduado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o novo gestor faz parte do quadro de servidores do IFRN desde 2012.

Sua carreira dentro do Instituto começa no Campus Ipanguaçu, onde atuou como docente de Sociologia. Com uma breve passagem pelo Campus Ceará-Mirim, a sua chegada no Campus Natal –  Zona Leste se deu em 2014 quando a unidade ainda se chamava Campus EaD. Essa mudança para o seu atual local de trabalho foi, segundo ele, uma descoberta.“Assim como na Sociologia, onde fui pego pela paixão na educação, na EaD foi a mesma coisa. E isso aconteceu quando comecei a entender o formato e o alcance da modalidade, o processo de ensino-aprendizagem e a capilaridade que ela possui” relata.

José Roberto Santos é graduado em Sociologia pela UFRN

A sua experiência na gestão educacional no IFRN começa na coordenação do Curso de Aperfeiçoamento para professores dos municípios do RN (CAPROM), programa que objetiva capacitar docentes nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania numa perspectiva transdisciplinar, propiciando uma melhoria no ensino e, consequentemente, uma melhor capacitação dos alunos oriundos de escolas públicas.

No ano de 2017 assume a coordenação-geral da Rede e-Tec, que tem como finalidade o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância. “Para mim foi um período de grande aprendizado, pois assumi a função em um período de transição da rede, com mudanças no fomento e formato do que estava sendo feito até aquele momento”, afirma o professor que, em seguida, assume também a função de presidente do Fórum de Coordenadores da Rede e-Tec.

O novo gestor assume o cargo até que sejam feitas novas eleições em Novembro

A chegada definitiva de José Roberto Santos ao cargo de Diretor-Geral do Campus se deu em uma situação delicada na trajetória da instituição: momento do falecimento do pedagogo Alexsandro Paulino de Oliveira. Amigos de longa data, os dois profissionais compartilhavam uma parceria dentro e fora das relações de trabalho, cooperação essa que no final de 2018 resultou no convite de Alexsandro para que José Roberto assumisse de forma eventual o cargo da direção.

Nas palavras do professor, que assumiu a missão de dar continuidade ao legado do amigo, o esforço empenhado pelo companheiro de trabalho se tornou algo maior “A EaD para Alex era mais que só um trabalho, era um amor que ele tinha e que demostrava em tudo que fazia aqui. Por isso, o seu trabalho se tornou uma obra, fazendo dele uma referência a nível nacional”, afirma.

Uma das áreas de atuação do novo Diretor-Geral é a de prática de ensino e formação de professores de Sociologia

Todo esse patrimônio formador de conhecimento que está sendo erguido com a história do Campus Natal – Zona Leste passa por uma transformação constante, tendo em vista o horizonte de atuação das políticas públicas da educação brasileira. Para o novo Diretor-Geral pró-tempore, o desafio é promoção da educação de qualidade diante da falta de perspectiva de planejamento. “O nosso caminho hoje é de luta e resistência: de luta por um projeto claro de atuação com as garantias necessárias de funcionamento, e resistência pela manutenção da qualidade de ensino conquistada”, reconhece o docente.