HOMENAGEM: Campus Natal – Zona Leste inaugura Galeria dos Diretores-Gerais

Reportagem: Laurence Campos / Evandro Ferreira

O Campus Avançado Natal – Zona Leste ganhou mais um espaço de preservação da sua história. Na última quarta-feira (18), durante a confraternização natalina dos servidores, foi inaugurada a Galeria dos Diretores-Gerais, com imagens e informações sobre os dois primeiros gestores máximos da instituição: Erivaldo Cabral da Silva e Alexsandro Paulino de Oliveira, que faleceu em junho deste ano vítima de parada cardiorrespiratória. Os quadros serão afixados nas dependências do prédio principal do Campus.

Momento em que Lilian Oliveira e Erivaldo Cabral visualizam as homenagens

O momento foi de emoção e muitas lembranças, já que a viúva de Alexsandro de Oliveira, Lilian Oliveira, foi quem inaugurou o acervo, sendo acompanhada por Erivaldo Cabral.

A homenagem contou com depoimentos emocionantes. A ex-coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN, professora Ana Lúcia Henrique Sarmento, relembrou a trajetória de Alexsandro de Oliveira no IFRN. Segundo ela, Alex, como é carinhosamente chamado, “foi fundamental para a solidificação da EaD no IFRN”.

Professora Ana Lúcia, emocionada, falando parte da trajetória do amigo Alex Oliveira
Professor Wagner dedicando sua homenagem ao professor Erivaldo Cabral

Além disso, coube ao professor Wagner de Oliveira falar sobre a trajetória de Erivaldo Cabral como primeiro administrador do Campus. Wagner relembrou os primeiros passos que foram dados quando a educação a distância ainda era oferecida por um pequeno grupo de professores – foi, segundo ele, “graças ao trabalho inicial de Erivaldo que a EaD se solidificou no IFRN e se tornou referência nacional nessa modalidade de ensino”.

Durante a solenidade, tanto Erivaldo Cabral quanto Lilian Oliveira receberam uma medalha como agradecimento pelos serviços prestados à instituição. Em discurso emocionado, Lilian Oliveira agradeceu a toda a equipe que, segundo ela, esteve ao lado do seu marido e agora demonstra como ele foi importante para a instituição.

Lilian Oliveira, durante homenagem ao seu marido, Alexsandro de Oliveira

Balanço e perspectivas

José Roberto dos Santos, Diretor-Geral Pro Tempore do Campus

O Diretor-Geral Pro Tempore do Campus, José Roberto Oliveira dos Santos, fez um balanço de 2019. De acordo com suas lembranças, dois momentos emotivamente opostos marcaram o ano: o falecimento de Alexsandro de Oliveira e a oficialização do Campus Avançado Natal – Zona Leste junto ao Ministério da Educação. As duas situações, apesar de não compactuarem da mesma vibração, foram importantes para a construção da identidade dos últimos 12 meses.

E como o momento também foi de expectativas sobre o ano de 2020, José Roberto, que foi eleito Diretor-Geral para a próxima gestão (2020-2024), adiantou sobre o que esperar para o novo ciclo. “Para o ano de 2020 nós temos a pretensão de uma maior aproximação com a nossa sociedade, através de cursos presenciais e também de novos cursos a distância. Planejamos uma atualização no nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem e na nossa página na internet, além de projetos de extensão para o nosso público, tudo dentro de um novo planejamento financeiro”, concluiu o Diretor.

Cestas e panetones

Rejane Borges, funcionária da Copa do prédio principal

Na confraternização de Natal, outro grupo de profissionais também foi homenageado: os membros das equipes de limpeza, copa, portaria e transporte, que levaram pra casa, cada um, uma cesta natalina. A funcionária da copa do prédio principal, Rejane Borges, lembrou que, além de funcionária, é estudante do Campus. “Foi aqui onde eu comecei a trabalhar ainda como funcionária da limpeza. Hoje, além de trabalhar na copa, sou aluna de um curso a distância. Essa instituição, pode ter certeza, mudou a minha vida”, relatou.

A confraternização natalina aconteceu na última quarta-feira (18) no restaurante do Campus Natal – Central do IFRN. Ao todo, cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre professores, técnicos e demais auxiliares das atividades da instituição.

Kits natalinos distribuídos a todos os convidados.