IFRN discute parceria para qualificação de guardas civis, policiais e bombeiros do RN

O diretor-geral do Campus EaD do IFRN, Alexsandro Paulino de Oliveira, foi recebido na tarde desta terça-feira (2) por uma equipe do Ministério da Justiça, em Brasília. O objetivo da reunião, que também contou com a participação da diretora-geral do Campus Parelhas, Gerlúzia Azevedo, foi discutir parceria para a oferta de cursos de qualificação a profissionais da segurança pública. Os diretores dos campi do IFRN foram recebidos por Armando Slompo Filho, coordenador da Rede EaD da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Hernany Bueno, Danilo Bruno Moura e Sidiclei Silva de Araújo, colaboradores eventuais da Secretaria.

Os cursos são uma iniciativa da Senasp junto à Coordenação de Prevenção em Segurança Pública, ligadas ao Ministério da Justiça. A intenção é qualificar os profissionais de segurança pública como uma das ações para prevenção da violência e da criminalidade. Para isso, foram criados cursos de Formação de Guarda Civil, Tecnólogo, Especialização e Mestrado. “Com recurso do Fundo Nacional de Segurança Pública, as qualificações são voltadas especificamente para guardas civis, policiais e bombeiros”, explicou Armando Slompo.

A Senasp trabalha no momento na minuta de um acordo de cooperação com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), que possa promover as parcerias entre a Secretaria e as Institutos Federais. Hernany Bueno, responsável pelas discussões para a construção do acordo, explica a importância: “os IFs possuem uma das maiores capilaridades do país, com mais de 600 campi em todos os estados. Isso, aliado à qualificação dos servidores, permite que a gente trabalhe diretamente na formação dos guardas e policiais”.

O diretor do Campus EaD do IFRN destacou a relevância de ações como essa para o cumprimento da missão dos Institutos Federais: “Os polos de EaD do IFRN estão espalhados por todo RN, inclusive PB. Precisamos levar a proposta para o nosso grupo. Aprovada, acreditamos que vá contribuir com a sociedade potiguar, que vem tendo um aumento nos índices de insegurança”.

A proposta inicial é a oferta de 250 vagas em Tecnólogo em Segurança Pública para o Rio Grande do Norte, através da parceria Senasp-IFRN. O curso já foi ofertado através do IFMT. Já o de Formação de Guarda Civil foi promovido, através de parceria com o IFG e o IFGoiano, a 1000 guardas civis, com base no mesmo programa.

*Com informações da Reitoria