IV SEMEAD: Exposição de trabalhos promove integração de ideias e enriquecimento das experiências na educação a distância

Durante a manhã dessa quinta-feira (16), aconteceu a primeira parte apresentação de pôsteres e artigos em comunicações orais, dando continuidade à programação do Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD). No evento, foram expostos trabalhos de estudantes e profissionais da educação de diferentes idades e regiões. As produções científicas possuíam abordagens diferentes, mas todas voltadas para um mesmo objetivo: o aprimoramento dos mecanismos de ensino a distância.

Em todo o seminário está prevista a exposição de 75 trabalhos entre artigos e pôsteres e 65 comunicações orais de artigo, além de uma programação para um público de mais de 500 pessoas inscritas. Outro destaque na programação é a presença de palestrantes de renome local, nacional e internacional, fazendo desta a maior edição do evento.

Para Júlia Morais, expositora e uma das autoras do artigo sobre a especialização do atendimento inclusivo e de acessibilidade na modalidade EaD, é preciso aliar a educação e a tecnologia. “São duas coisas que a gente não vive sem elas. Todo mundo precisa de uma formação acadêmica e a tecnologia veio para ficar. A tendência é expandir com a segurança de que estamos atendendo o máximo de alunos possível e dando suporte de acordo com as necessidades deles”, disse a estudante.

A importância do conhecimento sobre outras realidades foi o tema da pesquisa de Francimeire Cesário, intitulada “(Re) construindo saberes e desbravando o sertão: polos de apoio presencial UAB no sertão potiguar”. Para ela, “essa é a chance de fazer comparativos do que tem e não tem no nosso polo, o que pode ser levado e também começar a construir a partir das experiências que tivemos aqui. Uma oportunidade de inovar”.

Troca de conhecimento, experiência e absorção de novas ações na área resumem o que foi o segundo dia do seminário, ao integrar pessoas de diferentes localidades, níveis acadêmicos e faixas etárias. Um momento propício para o fortalecimento da modalidade de ensino à distância na perspectiva de análises e as devidas aplicações futuras. A pesquisadora Josefa Francisca afirma que “o encontro é a oportunidade de partilhar vivências e solidificar o desejo de trabalhar mais pelo outro. Ou seja: para a gente construir conhecimento, é necessário trocar conhecimento e aqui a gente tem a oportunidade de dialogar sobre as nossas áreas de estudo”, enfatizou.