IV SEMEAD: Primeira Mesa Redonda debate diretrizes, inovação e inclusão na EaD

A quarta edição do Seminário Internacional de Educação a Distância abriu a sua programação nesta quinta-feira (16) com a I Mesa Redonda, com o tema “Novas diretrizes, inovação e inclusão: desafios pedagógicos na EaD”. A atividade foi realizada no auditório principal do Campus Natal – Central do IFRN.

Mesa redonda mediada pelo professor João Paulo de Queiroz

Na opinião do professor João Paulo de Queiroz, mediador da mesa, o debate sobre a atual dinâmica de aprendizagem é um dos grandes atrativos da reflexão proposta. “É um grande avanço fazer esse processo de reflexão com três pessoas gabaritadas sobre o assunto. Essas mudanças que acontecem hoje são um caminho sem volta, principalmente por ser algo intermediado pela tecnologia”, afirmou o docente do Campus Natal – Zona Leste.

Na análise da professora Andrea Polleto Sonza, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, participante da mesa redonda, a Educação a Distância vive hoje um processo de abertura crescente para as pessoas cegas, surdas e para as pessoas que possuem alguma limitação físico-motora. No entanto, ainda na opinião da docente, temos um longo caminho pela frente: “para a plena entrada desses públicos, precisamos que os espaços virtuais ainda estejam acessíveis, algo crucial para a permeância desse público no ambiente educacional”.

Professores Andrea Polleto e Daniel Ribeiro

Para uma mudança efetiva, segundo Andrea, que também é assessora de ações inclusivas do IFRS, é necessário conhecer as pessoas com deficiência e suas tecnologias assistivas. Além disso, ela afirma que, “apesar dos avanços, precisamos quebrar tabus e derrubar qualquer tipo de resistência para tratar desse assunto”.

Uma mudança no processo da educação, de forma mais colaborativa e dentro de um ambiente especial, é uma tendência dos novos tempos na área educacional, é o que observa o professor Daniel Ribeiro Silva Mill, da Universidade Federal de São Carlos, segundo participante da mesa redonda da manhã. “A ideia de ecologia de aprendizagem permite que possamos construir novos ambiente de ensino diferentes daqueles que acontecem em espaços tradicionais. Cria-se um mundo virtual, amparado pelas novas tecnologias, o que permite essa troca numa perspectiva mais construtivista e construcionista”, relata o professor.

Participação do professor Alexandre Martins

O professor Alexandre Martins dos Anjos, da Universidade Federal do Mato Grosso, participou da ocasião por videoconferência. Em sua explanação, elencou as leis e diretrizes que modificaram a perspectivas da EaD no Brasil, além de mostrar um panorama atual sobre as bases pedagógicas sobre a educação brasileira.

Poeta Zé Martins declamando poesias

O principal evento da manhã foi precedido pela participação especial do educador e poeta Zé Martins, que durante sua apresentação trouxe para os presentes um pouco dos costumes natalenses e da cultura nordestina descritas em seus poemas. O artista já foi docente do IFRN por 25 anos e traz na bagagem o currículo cultural com três CDs gravados, além de outras participações, e também quarto livros publicados.