Busca

Grupos de Pesquisa

O Campus Natal – Zona Leste vem desenvolvendo, desde 2010, atividades de pesquisa com o objetivo de contribuir com a iniciação científica dos alunos. Elas são viabilizadas por meio de editais para processos seletivos de bolsistas e de projetos de pesquisa e inovação.

Atualmente, estão em atividade 10 projetos de pesquisa inseridos em 05 (cinco) grupos de pesquisa que visam, entre outros aspectos, a Formação de Professores, Educação Inclusiva, Gestão de Negócios e Inovação Tecnológica.

GRUPOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO:

Ciências e Educação Matemática

Criado em 2010, o grupo de pesquisa Ciências e Educação Matemática, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), visa a formação de professores e suas práticas docentes. Os pesquisadores e orientandos do grupo publicam artigos e participam de eventos científicos regionais, nacionais e internacionais com o intuito de socializar as pesquisas com suas descobertas e fragilidades, propiciando a troca de experiências e, consequentemente, a melhoria educacional.

O grupo é coordenado por Silvia Regina Pereira de Mendonça, graduada em Matemática, com Mestrado em Educação Matemática e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é coordenadora de Extensão, Pesquisa e Inovação no Campus Natal – Zona Leste do IFRN. Também é coordenado pelo professor Albérico Teixeira Canário de Souza, graduado em Matemática pela UFRN, com Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás na Universidade Potiguar. Atualmente é Diretor Acadêmico no Campus Natal – Zona Leste.

Linhas:

  • A Educação a Distância na Contemporaneidade;
  • Ciências Aplicadas;
  • Educação Matemática;
  • Formação e Profissionalização docente;
  • Matemática Universitária;
  • Novas Tecnologias e Educação Química;
  • PROITEC.

Recursos humanos:

  • Pesquisadores: Abigail Noádia Barbalho da Silva, Albérico Teixeira Canário de Souza, Caio Patrício de Souza Sena, Carlos Eduardo Campos Freire, Carolina Corado da Silva Oliveira, Diogo Pereira Bezerra, Elthon John Rodrigues de Medeiros, Enne Karol Venâncio de Sousa, Eva Maria de Macedo Nazar, Fernanda Ferreira da Costa Nunes Lima, Francisco Aldrin Armstrong Rufino, Helenice Lopes Barbosa, Jobson Hugo de Sousa Soares, Leandro Alves Rodrigues, Leandro Silva Costa, Maria das Vitorias Dantas de Gois, Maria Emília Barreto Bezerra, Rejane Gomes Ferreira, Rita de Cássia Rocha, Rosângela Araújo da Silva, Sandro Antônio Godeiro de Andrade e Silvia Regina Pereira de Mendonça;
  • Estudantes: Breno Carlos Silva, Carla Geovana Gois da Costa, Déborah Ákila Alves Barbosa, Elaine Cristina dos Santos Silva, Giovane Tiago de Araújo Lima, Graciely Milena Maia de Oliveira, Júlio Taluan de Oliveira Silva, Julyeth Gomes Medeiros, Kivson Dean Martins Costa, Lauricéia Lays Santos Valença, Leandro Pontes do Nascimento, Leonídia Aparecida Pereira da Silva, Lucas Matheus Pontes de Souza, Luis Gustavo Fontoura dos Santos e Samuel Farias dos Santos Nobre.

Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em Educação a Distância

Criado em 2016, o grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em Educação a Distância (GEPEAD), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), tem o a intenção de mobilizar estudos e pesquisas que contemplem as diversas dimensões do ensinar e do aprender em Educação a Distância (EaD), colaborando com a construção da identidade docente nesta modalidade. O grupo de pesquisa busca produzir contribuições para a área por meio de produções científicas e com isso, gerar subsídios para melhoria da qualidade da Educação à Distância.

O grupo é coordenado por Silvia Regina Pereira de Mendonça, graduada em Matemática, com Mestrado em Educação Matemática e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é coordenadora de Extensão, Pesquisa e Inovação no Campus Natal – Zona Leste do IFRN. Também é coordenado por Patrícia Carla de Macedo Chagas, graduada com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho.

Linhas:

  • Formação, Práticas Pedagógicas e Currículos em Educação a Distância;
  • Inclusão e Diversidade na Educação a Distância;
  • Pesquisa em Acessibilidade com Soluções de Software;
  • Políticas Educacionais.

Recursos humanos:

  • Pesquisadores: Abigail Noádia Barbalho da Silva, Alexandre Guilherme Soares Silva, Artemilson Alves de Lima, Claudia Pereira de Lima Parente, Edmilson Pereira dos Santos, Edneide da Conceição Bezerra, Fernando Luís Dias Varella, Gueidson Pessoa de Lima, Ingrid Layara Aguiar da Silva, Jose Roberto Oliveira dos Santos, Juvanderson Nicacio da Silva, Kelson da Costa Medeiros, Leandro Viana Silva, Liane Ferreira da Trindade Mariz, Luciane Soares Almeida, Maria Romênia da Silva, Patricia Carla de Macedo Chagas, Rafael Cabral Jovito, Sarah Raquel da Rocha Silva, Sean de Araújo de Albuquerque Rêgo, Silvia Regina Pereira de Mendonça, Sueldo Sales Barbosa Lima e Thalita Cunha Motta.
  • Estudantes: Ana Paula Teixeira da Silva, Brenda Murielle da Silva, Katiane Symoneide de Brito Pessoa, Luiz Antonio Freitas de Assis, Maria Helena Bezerra da Cunha Diógenes, Maria Ranierica Alves da Silva e Úrsula Andréa de Araújo Silva.

Segurança, Inovação Tecnológica e Engenharia de Computação

Criado em 2016, O Grupo de Pesquisa em Segurança, Inovação Tecnológica e Engenharia de Computação, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), tem por objetivo principal o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas computacionais voltados para a solução de diferentes problemas do nosso dia a dia, sempre buscando a inovação tecnológica nas soluções apresentadas.

O grupo é coordenado por Clauber Gomes Bezerra, graduado em Engenharia de Computação, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor do Campus Natal – Zona Leste do IFRN.

Linhas:

  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação

Recursos humanos:

  • Pesquisadores: Allan David Garcia de Araújo, Charles Cesar Magno de Freitas, Clauber Gomes Bezerra, Erick Bergamini da Silva Lima, Everton Fagner Costa de Almeida, Fábio Alexandre Gonçalves Silva, Jalerson Raposo Ferreira de Lima e João Paulo Queiroz dos Santos.

Letramentos, Educação e Identidades

Criado em 2018, o grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Identidades, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), tem como objeto de estudo os usos sociais da linguagem em diferentes modalidades de educação: Profissional e Tecnológica; Educação a Distância; e Educação de Jovens e Adultos, desenvolvidas no Instituto. Os estudos serão norteados, de um modo geral, por Teorias Críticas, tais como Estudos de Letramento, Pedagogia Crítica, Estudos Culturais e Teorias Enunciativas.

O grupo é coordenador por Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, graduada em Letras, com Mestrado em Estudos da Linguagem, Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Também é coordenado por João Batista de Morais Neto, graduado em Letras, com Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Linhas:

  • Letramento Literário, Identidades e Inclusão Social;
  • Letramentos Múltiplos, Práticas Pedagógicas e Formação Docente;
  • Letramentos, Numeramento e Educação Matemática.

Recursos humanos:

  • Pesquisadores: Ailton Dantas de Lima, Alana Driziê Gonzatti dos Santos, Ana Lúcia Pascoal Diniz, Andre Luiz Azevedo Alcantara, Ayres Charles de Oliveira Nogueira, Carlos Moisés de Oliveira, Dayveson Noberto da Costa Pereira, Fabiano Nogueira Cordeiro, Francisco Leandro Torres, Helenice Lopes Barbosa, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, João Batista de Morais Neto, João Freire Dantas Neto, João Maria Paiva Palhano, José Everaldo Pereira, Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante, Luiz Alberto Celestino Pessoa Pimentel, Maria das Graças de Aquino Santos, Maria do Rosario de Fatima de Carvalho, Maria Jahynne Dantas dos Santos, Marília Gonçalves Borges Silveira, Moabe Pina da Silva, Rafael Trentin Scremin, Rochele Kalini de Melo Ribeiro, Teresa Paula de Carvalho Leôncio e Varelio Gomes dos Santos.
  • Estudantes: Alexsandra da Silva Santos, Henrique Adriano Fagundes da Silva Junior, Natália Pires Linhares e Simone Silva Pinheiro Duarte.

Multirreferencialidade, Educação e Linguagem

Criado em 2011, o grupo de pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), investiga as bases epistemológicas da abordagem multirreferencial e articula pesquisas no ensino presencial e a distância que investiguem literatura de língua espanhola (e sua relação com outras linguagens e literaturas); Ensino de E/LE no Brasil e Práticas culturais dos paí­ses hispanoablantes.

O grupo é coordenado por Ilane Ferreira Cavalcante, graduada em Letras, com Mestrado em Estudos da Linguagem e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é coordenadora da graduação e pós-graduação do Campus EaD do IFRN.

Linhas:

  • Diálogos literários: literatura de língua espanhola e sua relação com outras linguagens e outras literaturas;
  • Formação de professores e práticas pedagógicas;
  • Multirreferencialidade e Educação a distância.

Recursos humanos

  • Pesquisadores: Ilane Ferreira Cavalcante (líder do grupo), Andrea Gabriel Francelino Rodrigues, Cleuneide Rodrigues de Souza, Elizama das Chagas Lemos, Francisca Carneiro Ventura e José Marcelino Ferreira Júnior.
  • Estudantes: Elaide Cristina Lima de Oliveira, Louise Alane Martins Barbosa.

Repercussões do trabalho do grupo

  • Pesquisa: Análise da evasão no curso de licenciatura em espanhol ofertado pelo IFRN nas modalidades presencial e a distância.
  • Pesquisa: Ensino de Espanhol como língua estrangeira: entre a teoria e a prática.
  • Publicações: CAVALCANTE, I. F. . ENTRE REMÉDIOS E VENENOS A NARRATIVA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. In: II Colóquio Internacional de culturas africanas, 2011, Natal. Anais do II Colóquio Internacional de culturas africanas, 2011. p. 107-107. o Trabalhos apresentados: CAVALCANTE, I. F. . Memória e identidade na formação de professores leitores: relato de uma experiência com a escrita memoriográfica. Confluenze (Bologna), v. 5, p. 194-203, 2013.CAVALCANTE, I. F. . A formação docente na rede. In: Tânia Serra Azul Machado Bezerra et al. (Org.). A pesquisa na graduação: emancipação humana, práxis docente, trabalho e educação. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2013, v. 1, p. 1-12. Cunha. In: Conceição Flores. (Org.).CAVALCANTE, I. F. Teia de letras: questões de gênero na poesia de Diva

Projetos de extensão:

  • 2015 -Colaboração Pedagógica entre o Campus EaD/IFRN e escolas públicas do Rio Grande do Norte Concebido como uma proposta de ação pedagógica de aprendizagem escolar complementar de conteúdos do ensino fundamental e médio – se caracteriza como um trabalho colaborativo entre o IFRN e Escolas públicas do Estado. Nessa perspectiva, a metodologia adotada organiza-se por meio de temas diversificados de interesse das escolas envolvidas no projeto. Cada um dos temas será trabalhado, coletivamente, por professores e alunos em oficinas pedagógicas compreendidas como estratégias didáticas que possibilitam a construção de conhecimentos teóricos e metodológicos relativos ao saber e ao fazer o outro a aprender os conteúdos da Educação Ambiental, Língua Espanhola, da Língua Portuguesa e das Novas tecnologias da comunicação e informação. Os resultados serão apresentação em eventos regionais e/ou nacionais, assim como por meio de produções de artigos para periódicos da área de Educação.
  • 2016 – IFRN na escola: ações colaborativas com escolas públicas do RN

Eventos:

  • o II Encontro de Colaboração Pedagógica entre o Campus EaD/IFRN e escolas públicas do Rio Grande do Norte – dezembro de 2015 – Campus Natal Central – Miniauditório da DIAC.