Pedagoga do Campus Natal – Zona Leste participa de encontro sobre educação de jovens e adultos na Universidade de Coimbra

A pedagoga Adilina Andrade, do Campus Natal – Zona Leste, apresentou um trabalho na Universidade de Coimbra, em Portugal, a convite do professor Luiz Alcoforado, que realizou a conferência de abertura do quarto Seminário Internacional de Educação a Distância, evento que aconteceu no nosso Campus entre os dias 15 e 17 de maio de 2019.

Da esquerda para a direita estão o professor José Mateus, a professora Vânia Nóbile, o professor Luís Alcoforado e a pedagoga Adilina Andrade

O tema abordado pela pedagoga, juntamente ao professor José Mateus Nascimento, do Campus Natal – Central do IFRN, foi a formação continuada de profissionais para Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), contextos do mundo do trabalho e reafirmação da cidadania. Além deles, a professora Vânia do Carmo Nóbile, do Campus Macau, também realizou apresentações de trabalhos na área.

O Encontro Científico Educação e Formação de Jovens e Adultos em Diferentes Espaços da Vida: diálogos luso-brasileiros, aconteceu na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, entre os dias 01 e 02 de julho, com o objetivo de refletir criticamente sobre os rumos da educação e formação de adultos na contemporaneidade. Divido em três eixos, as reflexões giraram entre educação e formação em ambientes profissionais, cidadania e trabalho e intervenção comunitária e desenvolvimento local.

A discussão sobre a educação de jovens e adultos é um momento rico e interessante, segundo Adilina Andrade. “O evento foi muito interessante e de grande relevância para nós, porque a gente pôde conhecer um pouco e fazer uma comparação de como ocorre essa formação de jovens e adultos tanto em Portugal, como no Brasil”, finalizou.