PESQUISA NA EAD: número de projetos duplica em 2019. Professoras apresentam resultado positivo em encontro sobre educação a distância

Reportagem: Laurence Campos / Evandro Ferreira

Um levantamento da Coordenação de Extensão, Pesquisa e Inovação dos cursos EaD do IFRN aponta para um dado importante: em 2019, o número de projetos de pesquisa duplicou em relação aos que foram desenvolvidos em 2018. Atualmente, 10 (dez) projetos de pesquisa são realizados por alunos com o acompanhamento de professores da instituição. O dado colocou o Campus Avançado Natal – Zona Leste em evidência durante o III Encontro de Educação a Distância, realizado no fim de novembro em João Pessoa (PB).

Sílvia Regina durante a mesa-redonda

Durante a mesa-redonda “O panorama da pesquisa nos cursos na modalidade EaD”, a professora Silvia Regina Mendonça apresentou os números de crescimento da área de pesquisa dos cursos EaD do IFRN. Segundo ela, esse resultado positivo é valorizado pela forma como acontece o convívio entre o instituto e os discentes. “Buscamos um relacionamento mais próximo do aluno, estimulando as diversas possibilidades de comunicação e também o contato físico com encontros regulares, relação que vai além dos que são feitos pelos sistemas educacionais que usamos”, explica.

A mesa redonda contou ainda com Márcia de Oliveira Alves (IFRN) e Fabíola Nascimento dos Santos (IFPE). O evento foi realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Sílvia Regina, Elizama Lemos e Rosemary Borges durante o III EEAD.

Oficina sobre produção de vídeos

Sílvia Regina, Rosemary Borges e Elizama Lemos durante o III EEAD.

Além de mesas-redondas, a programação do evento contou com oficinas. Uma delas foi ministrada pelas professoras Elizama Lemos e Rosemary Borges, também do Campus Avançado Natal – Zona Leste. Elas falaram sobre a criação e edição de videoaulas utilizando o PowerPoint e o Youtube. A oficina foi voltada para profissionais que lidam diretamente com o ensino a distância, como os professores e tutores.

Para Elizama Lemos, momentos como esse possibilitam a construção do conhecimento individual em comunidade. “Conhecer essas ferramentas é imprescindível nos dias atuais, principalmente para o profissional que lida com a criatividade e que encontra nesses novos formatos as diversas possibilidades de trabalho”, reflete.