
Os projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Campus Natal – Zona Leste vêm ocorrendo desde 2010. Essas atividades visam contribuir com a iniciação científica dos alunos e são viabilizadas através de editais para processos seletivos de projetos e bolsistas de pesquisa com duração de até nove meses.
Atualmente, 10 (dez) projetos de pesquisa estão em atividade, divididos em 05 (cinco) grupos de pesquisa que visam, entre outros aspectos, a Formação de Professores, Educação Inclusiva, Gestão de Negócios e Inovação Tecnológica.
Projetos de pesquisa em atividade:
O projeto aqui apresentado tem por objetivo compreender processos reflexivos que se manifestam na produção acadêmica de professores que ensinam matemática elaborada ao longo de um processo formativo em nível de pós-graduação lato sensu.
Objetivo Geral:
O objetivo geral desta pesquisa é identificar, na produção acadêmico-científica de trabalho de conclusão de curso em nível de pós-graduação lato sensu, e que têm como foco o ensino de matemática, elementos epistemológicos relacionados à reflexividade crítica sobre os processos de formação e atuação docentes.
Compreender as principais abordagens, tipos e procedimentos técnicos selecionados pelos alunos de pós-graduação para suas pesquisas,
dentificar as categorias dos processos reflexivos tal como propostos por Shön (1983) e Pimenta e Ghedin (2012) nos textos selecionados, discutindo seus fundamentos teóricos-metodológicos;
Comunicar os resultados obtidos deste mapeamento em periódicos e/ou outros meios de divulgação adotados pelo IFRN.
Coordenador(a):
Abigail Noadia Barbalho da Silva
SITUAÇÃO:
ATIVO
O presente projeto busca analisar a formação docente na perspectiva inclusiva em cursos na
modalidade de Educaçãoà distância (EaD). Como metodologia, realizaremos o estudo documental
do Projeto Político Pedagógico (IFRN, 2012), Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em
matemática (IFRN, 2018) e páginas do AVA – Moodle/IFRN da disciplina de Educação Inclusiva.
Adotamos como fundamentação teórica, a própria legislação brasileira sobre Inclusão vigente na
atualidade, bem como o trabalho de Mendes e Campos (2015) e Kuenzer (2002). Buscamos assim
contribuir com a melhoria da qualidade de ensino dos cursos de Licenciatura e com a formação de
novos pesquisadores, de modo há fortalecer o trabalho dos grupos de pesquisa envolvidos.
Objetivo Geral:
O presente projeto busca analisar a formação docente na perspectiva inclusiva em cursos na
modalidade de Educaçãoà distância (EaD). Como metodologia, realizaremos o estudo documental
do Projeto Político Pedagógico (IFRN, 2012), Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em
matemática (IFRN, 2018) e páginas do AVA – Moodle/IFRN da disciplina de Educação Inclusiva.
Adotamos como fundamentação teórica, a própria legislação brasileira sobre Inclusão vigente na
atualidade, bem como o trabalho de Mendes e Campos (2015) e Kuenzer (2002). Buscamos assim
contribuir com a melhoria da qualidade de ensino dos cursos de Licenciatura e com a formação de
novos pesquisadores, de modo há fortalecer o trabalho dos grupos de pesquisa envolvidos.
Coordenador(a):
Thalita Cunha Motta
SITUAÇÃO:
ATIVO
A presente proposta tem como objetivo mapear a oferta de educação nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte e diagnosticar os principais desafios para a garantia da assistência educacional.
Objetivo Geral:
Trata-se de uma
pesquisa de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos técnicos próprios da pesquisa de campo. Espera-se, com este projeto, obter informações precisas sobre oferta, estrutura e condições de assistência educacional prisional. Além disso, o estudo pretende contribuir para o debate e a formulação de políticas públicas que visem garantir o acesso à educação dentro do sistema
prisional, de forma a contribuir para a ressocialização dos detentos e a redução da reincidência criminal.
Coordenador(a):
Edneide da Conceição Bezerra
SITUAÇÃO:
ATIVO
Neste projeto apresentamos uma investigação sobre as possibilidades e a importância da Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD e os
benefícios da interlocução sobre essa formação para o êxito e agilidade na melhoria educacional
Objetivo Geral:
Analisar as contribuições da Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD, para a formação de professores e a melhoria do
processo Ensino e Aprendizagem.
Coordenador(a):
Silvia Regina Pereira de Mendonca
SITUAÇÃO:
ATIVO
Este projeto de pesquisa visa oferecer contribuições e ampliar a discussão acerca questões relativas aos Estudos do letramento, em particular, no que se refere ao trabalho pedagógico com as práticas de leitura e de escrita mediadas pelo uso de tecnologias digitais desenvolvidas a partir de projetos e oficinas de letramento no ensino de Língua Portuguesa e Matemática
Objetivo Geral:
Investigar, em processos formativos, concepções de professores de Língua Portuguesa e Matemática acerca do trabalho com as práticas de leitura e escrita como eixos articuladores de saberes de diferentes áreas do currículo escolar, considerando as orientações de documentos normativos do ensino na educação básica.
Coordenador(a):
Ivoneide Bezerra de Araujo Santos Marques
SITUAÇÃO:
ATIVO
O presente projeto apresenta o aprimoramento de um sistema de controle de acesso aos laboratórios do Instituto Federal desenvolvido em projeto de pesquisa no ano de 2015. Este melhoramento se dará através da elaboração de uma nova interface de gerenciamento mais intuitiva para dispositivos de acesso, permitindo a inserção novas funcionalidades no gerenciamento remoto e diretrizes de acesso aos ambientes, além de implementar um controle de presença de bolsistas e voluntários.
Objetivo Geral:
Nos dias atuais, a criminalidade cresce de maneira assustadora, chegando a afetar nossos lares e ambientes de trabalho. Em paralelo a essa onda de crimes, a economia mundial sofre com instabilidades e ameaças de recessão. Em meio a esta atmosfera econômica, a utilização eficiente dos recursos por parte do estado se torna primordial para manter o equilíbrio das contas públicas.
Nesse contexto, é extremamente importante evitar perdas materiais, seja através de planejamento, para evitar falta de manutenção em equipamentos; através de capacitação dos servidores, para minimizar danos a equipamentos por erros de operação; ou através da intensificação da segurança para coibir crimes como furto de materiais. Materiais esses que podem girar facilmente na casa de milhares
de reais.
Coordenador(a):
João Moreno Vilas Boas de Souza Silva
SITUAÇÃO:
ATIVO
Com o surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação e com seu amplo uso atualmente no ambiente de ensino, houve um aumento da demanda por artefatos de hipermídia que facilitem o processo de aprendizado, pois uso destas tecnologias no ambiente de aprendizado facilita ao aluno o engajamento na disciplina e melhora a cognição dos conteúdos apresentados. Os jogos digitais atraem muito a atenção de jovens, principalmente os adolescentes, portanto esta ferramenta poderia ser utilizada com eficácia na transmissão de conhecimentos em diversas áreas.
Objetivo Geral:
O objetivo geral deste projeto é produzir quest para o IFRN: O jogo, que é um jogo digital que se passa no campus IFRN-Natal Central para divulgar sua estrutura fisica, departamentos, projetos, linhas de pesquisa, professores e funcionários chaves, laboratórios, e trabalhos realizados no ambiente do campus, com o intuito de alcançar tanto para o público interno como para o público externo.
Coordenador(a):
João Moreno Vilas Boas de Souza Silva
SITUAÇÃO:
ATIVO
Projetos de pesquisa anteriores:
É possível afirmar que o acesso a educação e a ciência são os instrumentos mais eficazes na busca por soluções para o enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus – SARS-CoV-2, capaz alcançar um retorno a curto prazo às demandas relacionadas a Covid-19. Nesse sentido, o projeto almeja entregar produtos relevantes para a educação do Brasil, que poderá ser replicado pelas unidades da Rede Federal.
Objetivo Geral:
Alcançar um retorno a curto prazo às demandas relacionadas a educação profissional, diante do enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus – SARS-CoV-2, por meio do desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para as disciplinas do núcleo estruturante dos cursos técnicos integrados do IFRN, durante o ano de 2020.
Objetivos específicos
Realizar projeto de extensão tecnológica, em diálogo contínuo com a sociedade, por meio da modalidade de Ensino à Distância – EaD.
Contribuir para a qualificação das ações de projetos de extensão realizadas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, voltadas ao enfrentamento das desigualdades sociais.
Fornecer aos alunos do IFRN soluções técnicas e tecnológicas de baixo custo, diante do cenário de saúde pública do país, contribuindo para o atendimento às comunidades em situação de vulnerabilidade.
Objetivo Geral:
Efetuar um estudo crítico da produção literária dos poetas norte-rio-grandenses contemporâneos a partir da seleção de algumas publicações.
Área do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes
Grupo de Pesquisa:
Letramentos, Educação e Identidades
Coordenador(a):
Joao Batista de Morais Neto
Orientador(a):
Marilia Goncalves Borges Silveira
Orientandos:
Cleuneide Rodrigues de Souza
Thaisa Rafaela Vieira da Silva
Makesia Mayra de Gois
Joseria Medeiros de Azevedo
Simone Silva Pinheiro Duarte
Objetivo Geral:
Investigar o papel dos projetos de letramento no empoderamento de professores de língua portuguesa e matemática.
Área do conhecimento:
Linguísticas, Letras e Artes
Coordenador(a):
Ivoneide Bezerra de Araujo Santos Marques
Orientador(a):
Marilia Goncalves Borges Silveira
Helenice Lopes Barbosa
Orientandos:
Thaisa Rafaela Vieira da Silva
Simone Silva Pinheiro Duarte
Italo Benfica Alves Junior
Objetivo Geral:
Analisar/refletir acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas na inclusão de alunos privados de liberdade no Ensino Superior a Distância no IFRN.
Área do conhecimento:
Ciências Humanas (Educação)
Coordenador(a):
Edneide da Conceicao Bezerra
Orientador(a):
Thalita Cunha Motta
Orientanda:
Jacqueline Fernandes de Gusmão Neves Pessanha
Objetivo Geral:
Analisar o desenvolvimento do AEE na modalidade EaD do IFRN para a inclusão de estudantes com deficiência do curso de Letras Espanhol.
Área do conhecimento:
Ciências Humanas (Educação)
Coordenador(a):
Thalita Cunha Motta
Orientador(a):
Edneide da Conceicao Bezerra
Claudia Pereira de Lima Parente
Orientandos:
Cristiane Oliveira Gomes
Patricia de Souza Silva
Júlia Morais de Lima
Objetivo Geral:
Analisar as contribuições da utilização de redes sociais no ensino, para o processo de interligação das relações entre os conteúdos educacionais e a realidade dos educandos.
Área do conhecimento:
Ciências Humanas (Educação)
Grupo de Pesquisa:
Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)
Coordenador(a):
Silvia Regina Pereira de Mendonca
Orientador(a):
Alberico Teixeira Canario de Souza
Orientandos:
Sunamita Nunes de Oliveira
Objetivo Geral:
Analisar as concepções sobre ensino e aprendizagem na educação a distância de professores que atuam no Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, por meio de produção de narrativas docentes.
Área do conhecimento:
Ciências Humanas (Educação)
Grupo de Pesquisa:
Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)
Coordenador(a):
Patricia Carla de Macedo Chagas
Orientador(a):
Luciane Soares Almeida
Gueidson Pessoa de Lima
Orientandos:
Úrsula Andréa de Araújo Silva
Tereza Cristina Félix de Andrade Silva
Ana paula Teixeira da silva
Maria Helena Bezerra da Cunha Diógenes
Objetivos Gerais:
Analisar a aplicabilidade do Design Educacional às atividades de aprendizagem voltadas para orientação à pesquisa em ambientes virtuais de aprendizagem e às atividades de implementação dessas pesquisas em diversos contextos.
Objetivos Específicos:
- Compreender a articulação entre o Design Educacional em processos de pesquisa mediados por tecnologias digitais da informação e comunicação;
- Discutir os fundamentos teóricos do Design Educacional e sua importância para a formação continuada docente;
- Contribuir com a disseminação dos princípios do Design Instrucional como área de conhecimento necessária ao trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais da informação e comunicação;
- Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para implementação de novos cursos EaD, com apoio do Design Educacional.
Área do conhecimento:
Ciências Humanas (Educação)
Grupo de Pesquisa:
Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)
Linha de Pesquisa:
Formação, Práticas Pedagógicas e Currículo em EaD
Coordenador(a):
Abigail Noadia Barbalho da Silva
Orientandos:
Maria Raniérica Alves da Silva
Objetivo Geral:
Produzir um jogo educacional digital para a web voltado ao ensino em EaD, aumentando o engajamento estudantil, reduzindo as altas margens de evasão e as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução das atividades semanais demandadas pelo formato de ensino.
Objetivos Específicos:
- Projetar um jogo em conjunto com professores voluntários, avaliando os processos pedagógicos e cognitivos necessários para a transmissão do conhecimento;
- Produzir o jogo projetado, em parceria com os professores voluntários, para que se adequem ao máximo ao exercício proposto anteriormente, deixando-o ainda envolvente e divertido;
- Testar os aspectos pedagógicos e cognitivos do jogo, aplicando-se heurísticas avaliativas presentes na literatura;
- Testar a jogabilidade, tempo de resposta, desempenho da plataforma, gráficos e qualidade geral do jogo produzido;
- Avaliar o engajamento e a progressão da dificuldade do jogo, balanceando-as com as habilidades adquiridas, para que se possa alcançar o flow;
- Aplicar o jogo na plataforma Moodle, no AVA, inserindo-os como alternativa ao material dos cursos em EaD disponibilizados pelo IFRN;
- Avaliar o desempenho geral dos alunos, comparando os que jogaram e os que não jogaram na assiduidade da resolução das atividades;
- Analisar o histórico dos alunos que resolveram as atividades para saber se houve um aumento do engajamento com o jogo, comparando com a frequência de resolução das atividades das disciplinas anteriores deste aluno;
- Produzir um relatório com um comparativo da taxa de resolução dos exercícios antes e depois da implantação dos jogos na plataforma.
Área do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra (Ciências da Computação)
Coordenador(a):
Erick Bergamini da Silva Lima
Orientandos:
Sthubert do Nascimento Pereira
Ana Beatriz Araujo da Silva
Bruno Alves de Oliveira
Dayane Pereira Souto
Danyele da Costa Gesteira
Raila Priscila Santana do Nascimento
Monizi Ferreira da Silva
Objetivo Geral:
Investigar, criar e implementar soluções tecnológicas para possibilitar mais usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por pessoas com deficiência.
Área do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra (Ciências da Computação)
Grupo de Pesquisa:
Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)
Coordenador(a):
Fernando Luis Dias Varella
Orientandos:
Luiz Antonio Freitas de Assis
Objetivo Geral:
Compreender o comprometimento dos envolvidos em um curso de especialização ministrado a distância.
Objetivos Específicos:
- Identificar o comprometimento dos alunos diante do curso a distância
- Identificar o comprometimento dos tutores em relação ao curso a distância
- Identificar o comprometimento dos professores das disciplinas quanto ao curso a distância
- Identificar a relação entre os atores quanto ao comprometimento existente no curso
Área do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas (Administração)
Grupo de Pesquisa:
Estudos Organizacionais e Cooperação
Linha de Pesquisa:
Gestão Pública
Orientador(a):
Lidiane de Medeiros Lucena Saraiva
Orientandos:
Janielly Nara da Silva Bonifácio
Jarmeson Vidal de Oliveira
Revelucia de Paiva Freitas
Thalita Samara de Lima Ramos Silva
Objetivos:
- Capacitar e fortalecer os alunos que estão concluindo o Ensino Médio ou concluíram-no recentemente no IFRN ou nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.
Orientador(a):
Caio Cesar Moreira Chagas
Orientandos:
- Addan Felipe Neri Andrade
- João Victor Oliveira de Carvalho
Objetivos:
- Desenvolvimento de um aplicativo para as plataformas Android e iOS, para facilitar a integração dos alunos e professores com o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Campus Natal – Zona Leste.
Orientadores:
- Allan David Garcia de Araujo
- Jalerson Raposo Ferreira de Lima
Grupo de Pesquisa:
Ciência da Computação
Objetivos:
- Desenvolver ações pedagógicas colaborativas, envolvendo alunos e professores dos cursos de graduação ofertados pelo Campus Natal – Zona Leste, com foco em aprendizagens construtivas e integradoras aos saberes do currículo do Ensino Médio.
Orientadores:
- Ilane Ferreira Cavalcante
- Andrea Gabriel Francelino Rodrigues
- Elizama das Chagas Lemos
- Francisca Carneiro Ventura
- Eulalia Raquel Gusmao de Carvalho Neto
- Christine Meyrelles Felipe da Fonseca
- Carlos Eduardo Campos Freire
Orientandos:
- Maria Micaele de Freitas
- Hellen Tatyanne da Silva Barbosa
Objetivos:
- Estudar as potencialidades das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas no ensino a distância aplicadas aos estilos de aprendizagem do aluno.
Orientador(a):
Elizama das Chagas Lemos
Grupo de Pesquisa:
Educação
Orientandos:
Márcia Luciara de Mesquita
Objetivos:
- Modelagem e implementação de um Banco de Dados Geográfico (BDG) para armazenamento de informações pertinentes aos dados coletados pelo Projeto Samanaú.SAT, já em andamento no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN);
- Implementação de um protótipo de sistema para suporte e consulta aos dados armazenados para auxílio na avaliação e monitoramento das áreas em estudo pelo Projeto Samanaú.SAT.
Orientadores:
- Charles Cesar Magno de Freitas
- Moises Cirilo de Brito Souto
Grupo de Pesquisa:
Ciência da Computação
Orientandos:
Ana Gonçalo de Oliveira
Objetivos:
- Propor técnicas de gamification para motivar a participação de servidores de uma instituição de ensino e pesquisa a participar do Repositório Institucional (RI).
Orientadores:
- Thiago Medeiros Barros
- Erick Bergamini da Silva Lima
- Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti
Grupo de Pesquisa:
Ciência da Computação
Orientandos:
- Gabriel Martins Marques
- Rafael Garcia Dantas
Objetivos:
- Analisar as experiências de uso das tecnologias nos polos da educação a distância da UAB/IFRN;
- Apresentar possibilidades de uso e aplicações das tecnologias que visam facilitar o processo de ensino e aprendizagem na EaD.
Orientador(a):
Simone Costa Andrade dos Santos
Grupo de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE
Linha de Pesquisa:
Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação
Orientandos:
Maria Elineuza
Objetivos:
- Mapear o processo de evasão na educação a distância;
- Compreender as causas da evasão na modalidade a distância;
- Realizar comparação dos índices de evasão do curso de Licenciatura em Letras Espanhol entre a modalidade a distância e presencial.
Orientador(a):
Ilane Ferreira Cavalcante
Grupo de Pesquisa:
Multirreferencialidade, educação e linguagem
Linha de Pesquisa:
Multirreferencialidade e Educação a distância
Orientandos:
- José Hugo
- Lenira Queiroz
- Vaniele Nerez
- Luis Carlos
- Rizzardo
- Antônio Fabiulo
Objetivos:
- Investigar o processo de interação verbal no ambiente virtual de aprendizagem;
- Verificar como o processo de interação verbal contribui para a aprendizagem de espanhol a distância.
Orientador(a):
Francisco Carneiro Ventura
Grupo de Pesquisa:
Multirreferencialidade, educação e linguagem
Linha de Pesquisa:
O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas
Orientandos:
Francisca Renata Fernandes Nunes
Objetivos:
- Investigar a utilização de estratégias metacognitivas de leiturapelos alunos;
- Descrever as estratégias metacognitivas de leitura utilizadas pelos alunos no processo de aprendizagem de espanhol a distância.
Orientador(a):
Alexsandro Oliveira
Grupo de Pesquisa:
Multirreferencialidade, educação e linguagem
Linha de Pesquisa:
O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas
Orientandos:
Francisca Sueli de Aquino
Objetivos:
- Investigar a recepção do material didático digital no curso de letras espanhol a distância;
- Identificar a necessidade de materiais impressos como substitutos do material digital;
- Perceber como o material digital é utilizado durante as aulas do curso;
- Investigar a influência da metodologia de ensino para a aprendizagem com o material didático digital.
Orientador(a):
Artemilson Lima
Grupo de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE
Linha de Pesquisa:
Produção de Conteúdos e Materiais didáticos para a Licenciatura em Letras Espanhol
Orientandos:
Ferdinanda Dantas Elioneide Moreira
Objetivos:
- Conhecer o perfil de leitor do ingressante na licenciatura em espanhol a distância ofertada pela UAB/IFRN.
Orientador(a):
Ilane Ferreira Cavalcante
Grupo de Pesquisa:
Multirreferencialidade, educação e linguagem
Linha de Pesquisa:
O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas
Orientandos:
- Jessica Patrícia
- Altemar Douglas
Objetivos:
- Investigar, nos materias didáticos de língua espanhola 1 a 4, a variações diatópicas (regionais) nos níveis fonético, morfossintático e lexical, apontando as variedades e variantes linguísticas encontradas para detectar quais estão sendo privilegiadas no ensino-aprendizagem de espanhol na modalidade EaD em nosso instituto e quais estão sendo excluídas desse processo.
Orientador(a):
Bruno Rafael
Grupo de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE
Linha de Pesquisa:
Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação
Orientandos:
Renie
Objetivos:
- Estudar as potencialidades das novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao estudo de línguas no curso de Licenciatura em Espanhol.
Orientador(a):
Elizama das Chagas Lemos
Grupo de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE
Linha de Pesquisa:
Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação
Orientandos:
- Danuta Ingrid
- William da Silva Valdeges
A lousa interativa é um recurso tecnológico multimídia que oferece aos professores a opção de interagir diretamente com o conteúdo exposto na tela, que é transmitido de maneira digital. O curso tem o objetivo principal de capacitar professores, servidores administrativos e público externo no uso desse recurso.