Professor do Campus Natal – Zona Leste participa de audiência pública sobre EaD na Câmara dos Deputados

Professor José Roberto Oliveira dos Santos durante audiência na Câmara dos Deputados

O professor do Campus Natal – Zona Leste, José Roberto Oliveira dos Santos, presidente do Fórum de Coordenadores da Rede e-Tec Brasil, participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, na quinta-feira (06), em Brasília. Organizada pela Deputada Professora Rosa Neide junto à Associação Universidade em Rede (UniRede) e à Comissão de Educação da Câmara Federal, a audiência discutiu o tema “Políticas para a Educação a Distância”.

O professor José Roberto apresentou os números que o programa alcançou em 12 anos: foram mais de 450 mil vagas ofertadas, 1914 polos de apoio presenciais, 46 laboratórios móveis e mais de 600 mil alunos formados em todo o país. “Essa audiência abriu um canal para o diálogo entre as instituições públicas que fazem EAD. A expectativa é que esse canal seja permanente nas discussões da legislação sobre educação a distância e orçamento, entre outras demandas”.

No entanto, apesar do sucesso, o programa está paralisado desde 2017, quando recebeu o último investimento para criação de novas turmas. Nos anos de 2018 e 2019 não houve fomento, o que preocupa o professor, tendo em vista que as últimas turmas da Rede e-Tec concluirão os cursos ao final deste ano. “Sobre a Rede e-Tec, esperamos que o apoio dos deputados da comissão de educação junto a Setec, possa resultar em novas ofertas de cursos pela Rede”.