Professora do Campus EaD é a primeira colocada em premiação regional do MEC

Ana Beatriz Maciel. Imagem: Reprodução

Professora e ex-aluna da Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido do Campus EaD, Ana Beatriz Câmara Maciel foi a primeira colocada na etapa regional do 11º Prêmio Professores do Brasil. O resultado, divulgado nesta última terça-feira (15), premiou a docente na categoria “Ensino Fundamental: Anos Finais’’ com o trabalho “Jovens escritores da Revista Geográfica GL: nossa escola’’.

O projeto, que teve início em março, é resultado de um desafio lançado por Ana Beatriz aos seus alunos do 6º ano da Escola Estadual Graciliano Lordão. Durante o ano escolar, eles tiveram que produzir uma revista eletrônica sobre os conteúdos vistos tanto em sala de aula como em aulas de campo.

A produção textual e os registros fotográficos realizados tinham como intenção melhorar e aperfeiçoar a escrita e a interpretação de texto dos estudantes, dificuldades já identificadas por Ana Beatriz em conjunto com os demais professores da escola.

A Revista Geográfica GL – nome que faz alusão à escola – conta com produções textuais diversas como cordéis, paródias, perfis de lugares do bairro, opiniões sobre os conteúdos estudados e as festividades da escola.

Sobre o prêmio, Ana Beatriz ressalta que ele corresponde a um reconhecimento da profissão de professor. “O prêmio veio para que eu e meus alunos possamos acreditar ainda mais que a educação é o melhor caminho para o futuro do nosso país e das gerações futuras’’.

Outro destaque da premiação foi Leandro Silva Costa, professor do Campus Ceará-Mirim do IFRN, que venceu a etapa regional na categoria “Ensino Médio’’ com o projeto “A pesquisa científica em sala de aula como prática de aprendizagem, inovação e transformação social’’.

Sobre o Prêmio Professores do Brasil

Criado em 2005, o Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com outras instituições de ensino. A intenção é a de fomentar, propagar e incentivar o trabalho dos professores da rede pública estadual que estão buscando novas formas de ensino e aprendizagem nas salas de aula. De acordo com o MEC, mais de 4.000 profissionais da educação se inscreveram para participar desta edição.

Além da etapa regional, Ana Beatriz também concorre na etapa nacional, que terá seu resultado divulgado no dia 29 de novembro, no Rio de Janeiro.

“Já valeu ter chegado até aqui. Agora vamos espalhar mais metodologias para que outros professores possam ampliar os seus leques de ensino’’, finaliza a professora.