Acesso à informação
Busca

Projetos de pesquisa

 

PESQUISA EaD

Os projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Campus EaD vêm ocorrendo desde 2010. Essas atividades visam contribuir com a iniciação científica dos alunos e são viabilizadas através de editais para processos seletivos de projetos e bolsistas de pesquisa com duração de até nove meses.

 

Saiba mais sobre nossos projetos de pesquisa em andamento:

PROENEM DIGITAL

Objetivos:

  • Capacitar e fortalecer os alunos que estão concluindo o Ensino Médio ou concluíram-no recentemente no IFRN ou nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.

Orientador(a): Caio Cesar Moreira Chagas

Orientandos:

  1. Addan Felipe Neri Andrade
  2. João Victor Oliveira de Carvalho

Desenvolvimento do Aplicativo IFRN-EaD para as Plataformas Android e iOS

Objetivos:

  • Desenvolvimento de um aplicativo para as plataformas Android e iOS, para facilitar a integração dos alunos e professores com o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Campus EaD.

Orientadores:

  1. Allan David Garcia de Araujo
  2. Jalerson Raposo Ferreira de Lima

Grupo de Pesquisa: Ciência da Computação

Projeto de Extensão: Colaboração pedagógica entre o Campus EaD/IFRN e escolas públicas do RN

Objetivos:

  • Desenvolver ações pedagógicas colaborativas, envolvendo alunos e professores dos cursos de graduação ofertados pelo Campus EaD, com foco em aprendizagens construtivas e integradoras aos saberes do currículo do Ensino Médio.

Orientadores:

  1. Ilane Ferreira Cavalcante
  2. Andrea Gabriel Francelino Rodrigues
  3. Elizama das Chagas Lemos
  4. Francisca Carneiro Ventura
  5. Eulalia Raquel Gusmao de Carvalho Neto
  6. Christine Meyrelles Felipe da Fonseca
  7. Carlos Eduardo Campos Freire

Orientandos:

  1. Maria Micaele de Freitas
  2. Hellen Tatyanne da Silva Barbosa

Utilização de estilos de aprendizagem no desenvolvimento de cursos EAD

Objetivos:

  • Estudar as potencialidades das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas no ensino a distância aplicadas aos estilos de aprendizagem do aluno.

Orientador(a): Elizama das Chagas Lemos

Grupo de Pesquisa: Educação

Orientandos: Márcia Luciara de Mesquita

Implementação de Módulo de Visualização de Dados Georreferenciados do Projeto Samanaú.SAT através de Ferramentas SIG

Objetivos:

  • Modelagem e implementação de um Banco de Dados Geográfico (BDG) para armazenamento de informações pertinentes aos dados coletados pelo Projeto Samanaú.SAT, já em andamento no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN);
  • Implementação de um protótipo de sistema para suporte e consulta aos dados armazenados para auxílio na avaliação e monitoramento das áreas em estudo pelo Projeto Samanaú.SAT.

Orientadores:

  1. Charles Cesar Magno de Freitas
  2. Moises Cirilo de Brito Souto

Grupo de Pesquisa: Ciência da Computação

Orientandos: Ana Gonçalo de Oliveira

Desenvolvimento de framework baseado em Gamification para estimular o engajamento de servidores no uso do Repositório Institucional

Objetivos:

  • Propor técnicas de gamification para motivar a participação de servidores de uma instituição de ensino e pesquisa a participar do Repositório Institucional (RI).

Orientadores:

  1. Thiago Medeiros Barros
  2. Erick Bergamini da Silva Lima
  3. Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti

Grupo de Pesquisa: Ciência da Computação

Orientandos:

  1. Gabriel Martins Marques
  2. Rafael Garcia Dantas

 

Conheça os nossos projetos de pesquisa anteriores:

Desafios e possibilidades no uso das tecnologias no âmbito da educação a distância

Objetivos:

  • Analisar as experiências de uso das tecnologias nos polos da educação a distância da UAB/IFRN;
  • Apresentar possibilidades de uso e aplicações das tecnologias que visam facilitar o processo de ensino e aprendizagem na EaD.

Orientador(a): Simone Costa Andrade dos Santos

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa: Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação

Orientandos: Maria Elineuza

Processo de Evasão do curso de Licenciatura em Letras Espanhol

Objetivos:

  • Mapear o processo de evasão na educação a distância;
  • Compreender as causas da evasão na modalidade a distância;
  • Realizar comparação dos í­ndices de evasão do curso de Licenciatura em Letras Espanhol entre a modalidade a distância e presencial.

Orientador(a): Ilane Ferreira Cavalcante

Grupo de Pesquisa: Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa: Multirreferencialidade e Educação a distância

Orientandos:

  1. José Hugo
  2. Lenira Queiroz
  3. Vaniele Nerez
  4. Luis Carlos
  5. Rizzardo
  6. Antônio Fabiulo

Interação verbal no ambiente virtual de aprendizagem da Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade a distância

Objetivos:

  • Investigar o processo de interação verbal no ambiente virtual de aprendizagem;
  • Verificar como o processo de interação verbal contribui para a aprendizagem de espanhol a distância.

Orientador(a): Francisco Carneiro Ventura

Grupo de Pesquisa: Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa: O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas

Orientandos: Francisca Renata Fernandes Nunes

Estratégias metacognitivas de leitura na aprendizagem de Espanhol a distância

Objetivos:

  • Investigar a utilização de estratégias metacognitivas de leiturapelos alunos;
  • Descrever as estratégias metacognitivas de leitura utilizadas pelos alunos no processo de aprendizagem de espanhol a distância.

Orientador(a): Alexsandro Oliveira

Grupo de Pesquisa: Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa: O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas

Orientandos: Francisca Sueli de Aquino

O material didático digital na licenciatura em Letras Espanhol

Objetivos:

  • Investigar a recepção do material didático digital no curso de letras espanhol a distância;
  • Identificar a necessidade de materiais impressos como substitutos do material digital;
  • Perceber como o material digital é utilizado durante as aulas do curso;
  • Investigar a influência da metodologia de ensino para a aprendizagem com o material didático digital.

Orientador(a): Artemilson Lima

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa: Produção de Conteúdos e Materiais didáticos para a Licenciatura em Letras Espanhol

Orientandos: Ferdinanda Dantas Elioneide Moreira

Perfil de leitor do ingressante na licenciatura em espanhol a distância do IFRN

Objetivos:

  • Conhecer o perfil de leitor do ingressante na licenciatura em espanhol a distância ofertada pela UAB/IFRN.

Orientador(a): Ilane Ferreira Cavalcante

Grupo de Pesquisa: Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa: O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas

Orientandos:

  1. Jessica Patrícia
  2. Altemar Douglas

Variação linguística da lí­ngua espanhola em materiais didáticos da modalidade EaD

Objetivos:

  • Investigar, nos materias didáticos de língua espanhola 1 a 4, a variações diatópicas (regionais) nos níveis fonético, morfossintático e lexical, apontando as variedades e variantes linguí­sticas encontradas para detectar quais estão sendo privilegiadas no ensino-aprendizagem de espanhol na modalidade EaD em nosso instituto e quais estão sendo excluídas desse processo.

Orientador(a): Bruno Rafael

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa: Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação

Orientandos: Renie

Utilizando as TICs no ensino de lí­ngua espanhola

Objetivos:

  • Estudar as potencialidades das novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao estudo de lí­nguas no curso de Licenciatura em Espanhol.

Orientador(a): Elizama das Chagas Lemos

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa: Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação

Orientandos:

  1. Danuta Ingrid
  2. William da Silva Valdeges

Curso de Lousa Interativa

A lousa interativa é um recurso tecnológico multimídia que oferece aos professores a opção de interagir diretamente com o conteúdo exposto na tela, que é transmitido de maneira digital. O curso tem o objetivo principal de capacitar professores, servidores administrativos e público externo no uso desse recurso.