Busca

Projetos de Pesquisa

Os projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Campus Natal – Zona Leste vêm ocorrendo desde 2010. Essas atividades visam contribuir com a iniciação científica dos alunos e são viabilizadas através de editais para processos seletivos de projetos e bolsistas de pesquisa com duração de até nove meses.

Atualmente, 10 (dez) projetos de pesquisa estão em atividade, divididos em 05 (cinco) grupos de pesquisa que visam, entre outros aspectos, a Formação de Professores, Educação Inclusiva, Gestão de Negócios e Inovação Tecnológica.

PROJETOS DE PESQUISA EM ATIVIDADE:

Identidades em trânsito: a poesia potiguar na modernidade tardia

Objetivo Geral:

Efetuar um estudo crítico da produção literária dos poetas norte-rio-grandenses contemporâneos a partir da seleção de algumas publicações.

Área do conhecimento:

Linguística, Letras e Artes

Grupo de Pesquisa:

Letramentos, Educação e Identidades

Coordenador(a):

Joao Batista de Morais Neto

Orientador(a):

Marilia Goncalves Borges Silveira

Orientandos:

Cleuneide Rodrigues de Souza

Thaisa Rafaela Vieira da Silva

Makesia Mayra de Gois

Joseria Medeiros de Azevedo

Simone Silva Pinheiro Duarte

Projeto de letramento na formação de professores de língua portuguesa e matemática

Objetivo Geral:

Investigar o papel dos projetos de letramento no empoderamento de professores de língua portuguesa e matemática.

Área do conhecimento:

Linguísticas, Letras e Artes

Coordenador(a):

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos Marques

Orientador(a):

Marilia Goncalves Borges Silveira

Helenice Lopes Barbosa

Orientandos:

Thaisa Rafaela Vieira da Silva

Simone Silva Pinheiro Duarte

Italo Benfica Alves Junior

Privados de liberdade no Ensino Superior a Distância no IFRN: que práticas pedagógicas?

Objetivo Geral:

Analisar/refletir acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas na inclusão de alunos privados de liberdade no Ensino Superior a Distância no IFRN.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Coordenador(a):

Edneide da Conceicao Bezerra

Orientador(a):

Thalita Cunha Motta

Orientanda:

Jacqueline Fernandes de Gusmão Neves Pessanha

Atendimento educacional especializado na Educação à distância: um estudo de caso

Objetivo Geral:

Analisar o desenvolvimento do AEE na modalidade EaD do IFRN para a inclusão de estudantes com deficiência do curso de Letras Espanhol.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Coordenador(a):

Thalita Cunha Motta

Orientador(a):

Edneide da Conceicao Bezerra

Claudia Pereira de Lima Parente

Orientandos:

Cristiane Oliveira Gomes

Patricia de Souza Silva

Júlia Morais de Lima

Representações Sociais Sobre o uso de Redes Sociais no Ensino

Objetivo Geral:

Analisar as contribuições da utilização de redes sociais no ensino, para o processo de interligação das relações entre os conteúdos educacionais e a realidade dos educandos.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Grupo de Pesquisa:

Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)

Coordenador(a):

Silvia Regina Pereira de Mendonca

Orientador(a):

Alberico Teixeira Canario de Souza

Orientandos:

Sunamita Nunes de Oliveira

Narrativas docentes sobre ensino a distância: Concepções e experiências sobre ensinar e aprender

Objetivo Geral:

Analisar as concepções sobre ensino e aprendizagem na educação a distância de professores que atuam no Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, por meio de produção de narrativas docentes.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Grupo de Pesquisa:

Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)

Coordenador(a):

Patricia Carla de Macedo Chagas

Orientador(a):

Luciane Soares Almeida

Gueidson Pessoa de Lima

Orientandos:

Úrsula Andréa de Araújo Silva

Tereza Cristina Félix de Andrade Silva

Ana paula Teixeira da silva

Maria Helena Bezerra da Cunha Diógenes

Design Educacional e Processos de Pesquisa na Formação Continuada Docente para a Modalidade EaD

Objetivos Gerais:

Analisar a aplicabilidade do Design Educacional às atividades de aprendizagem voltadas para orientação à pesquisa em ambientes virtuais de aprendizagem e às atividades de impleme​ntação dessas pesquisas em diversos contextos.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a articulação entre o Design Educacional em processos de pesquisa mediados por tecnologias digitais da informação e comunicação;
  • Discutir os fundamentos teóricos do Design Educacional e sua importância para a formação continuada docente;
  • Contribuir com a disseminação dos princípios do Design Instrucional como área de conhecimento necessária ao trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais da informação e comunicação;
  • Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para implementação de novos cursos EaD, com apoio do Design Educacional.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Grupo de Pesquisa:

​Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)

Linha de Pesquisa:

Formação, Práticas Pedagógicas e Currículo em EaD

Coordenador(a):

Abigail Noadia Barbalho da Silva

Orientandos:

Maria Raniérica Alves da Silva

Produção de jogos educacionais digitais para aplicação no ensino em EaD

Objetivo Geral:

Produzir um jogo educacional digital para a web voltado ao ensino em EaD, aumentando o engajamento estudantil, reduzindo as altas margens de evasão e as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução das atividades semanais demandadas pelo formato de ensino.

Objetivos Específicos:

  • Projetar um jogo em conjunto com professores voluntários, avaliando os processos pedagógicos e cognitivos necessários para a transmissão do conhecimento;
  • Produzir o jogo projetado, em parceria com os professores voluntários, para que se adequem ao máximo ao exercício proposto anteriormente, deixando-o ainda envolvente e divertido;
  • Testar os aspectos pedagógicos e cognitivos do jogo, aplicando-se heurísticas avaliativas presentes na literatura;
  • Testar a jogabilidade, tempo de resposta, desempenho da plataforma, gráficos e qualidade geral do jogo produzido;
  • Avaliar o engajamento e a progressão da dificuldade do jogo, balanceando-as com as habilidades adquiridas, para que se possa alcançar o flow;
  • Aplicar o jogo na plataforma Moodle, no AVA, inserindo-os como alternativa ao material dos cursos em EaD disponibilizados pelo IFRN;
  • Avaliar o desempenho geral dos alunos, comparando os que jogaram e os que não jogaram na assiduidade da resolução das atividades;
  • Analisar o histórico dos alunos que resolveram as atividades para saber se houve um aumento do engajamento com o jogo, comparando com a frequência de resolução das atividades das disciplinas anteriores deste aluno;
  • Produzir um relatório com um comparativo da taxa de resolução dos exercícios antes e depois da implantação dos jogos na plataforma.

Área do conhecimento:

Ciências Exatas e da Terra (Ciências da Computação)

Coordenador(a):

Erick Bergamini da Silva Lima

Orientandos:

Sthubert do Nascimento Pereira

Ana Beatriz Araujo da Silva

Bruno Alves de Oliveira

Dayane Pereira Souto

Danyele da Costa Gesteira

Raila Priscila Santana do Nascimento

Monizi Ferreira da Silva

Usabilidade no uso de plataformas de educação a distância: um estudo de acessibilidade com soluções de software

Objetivo Geral:

Investigar, criar e implementar soluções tecnológicas para possibilitar mais usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por pessoas com deficiência.

Área do conhecimento:

Ciências Exatas e da Terra (Ciências da Computação)

Grupo de Pesquisa:

Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)

Coordenador(a):

Fernando Luis Dias Varella

Orientandos:

Luiz Antonio Freitas de Assis

Comprometimento dos envolvidos em um curso à distância de uma instituição pública

Objetivo Geral:

Compreender o comprometimento dos envolvidos em um curso de especialização ministrado a distância.

Objetivos Específicos:

  • Identificar o comprometimento dos alunos diante do curso a distância
  • Identificar o comprometimento dos tutores em relação ao curso a distância
  • Identificar o comprometimento dos professores das disciplinas quanto ao curso a distância
  • Identificar a relação entre os atores quanto ao comprometimento existente no curso

Área do conhecimento:

Ciências Sociais Aplicadas (Administração)

Grupo de Pesquisa:

Estudos Organizacionais e Cooperação

Linha de Pesquisa:

Gestão Pública

Orientador(a):

Lidiane de Medeiros Lucena Saraiva

Orientandos:

Janielly Nara da Silva Bonifácio

Jarmeson Vidal de Oliveira

Revelucia de Paiva Freitas

Thalita Samara de Lima Ramos Silva

PROJETOS DE PESQUISA ANTERIORES:

PROENEM DIGITAL

Objetivos:

  • Capacitar e fortalecer os alunos que estão concluindo o Ensino Médio ou concluíram-no recentemente no IFRN ou nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.

Orientador(a): Caio Cesar Moreira Chagas

Orientandos:

  1. Addan Felipe Neri Andrade
  2. João Victor Oliveira de Carvalho

Desenvolvimento do Aplicativo IFRN-EaD para as Plataformas Android e iOS

Objetivos:

  • Desenvolvimento de um aplicativo para as plataformas Android e iOS, para facilitar a integração dos alunos e professores com o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Campus Natal – Zona Leste.

Orientadores:

  1. Allan David Garcia de Araujo
  2. Jalerson Raposo Ferreira de Lima

Grupo de Pesquisa: Ciência da Computação

Projeto de Extensão: Colaboração pedagógica entre o Campus EaD/IFRN e escolas públicas do RN

Objetivos:

  • Desenvolver ações pedagógicas colaborativas, envolvendo alunos e professores dos cursos de graduação ofertados pelo Campus Natal – Zona Leste, com foco em aprendizagens construtivas e integradoras aos saberes do currículo do Ensino Médio.

Orientadores:

  1. Ilane Ferreira Cavalcante
  2. Andrea Gabriel Francelino Rodrigues
  3. Elizama das Chagas Lemos
  4. Francisca Carneiro Ventura
  5. Eulalia Raquel Gusmao de Carvalho Neto
  6. Christine Meyrelles Felipe da Fonseca
  7. Carlos Eduardo Campos Freire

Orientandos:

  1. Maria Micaele de Freitas
  2. Hellen Tatyanne da Silva Barbosa

Utilização de estilos de aprendizagem no desenvolvimento de cursos EAD

Objetivos:

  • Estudar as potencialidades das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas no ensino a distância aplicadas aos estilos de aprendizagem do aluno.

Orientador(a): Elizama das Chagas Lemos

Grupo de Pesquisa: Educação

Orientandos: Márcia Luciara de Mesquita

Implementação de Módulo de Visualização de Dados Georreferenciados do Projeto Samanaú.SAT através de Ferramentas SIG

Objetivos:

  • Modelagem e implementação de um Banco de Dados Geográfico (BDG) para armazenamento de informações pertinentes aos dados coletados pelo Projeto Samanaú.SAT, já em andamento no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN);
  • Implementação de um protótipo de sistema para suporte e consulta aos dados armazenados para auxílio na avaliação e monitoramento das áreas em estudo pelo Projeto Samanaú.SAT.

Orientadores:

  1. Charles Cesar Magno de Freitas
  2. Moises Cirilo de Brito Souto

Grupo de Pesquisa: Ciência da Computação

Orientandos: Ana Gonçalo de Oliveira

Desenvolvimento de framework baseado em Gamification para estimular o engajamento de servidores no uso do Repositório Institucional

Objetivos:

  • Propor técnicas de gamification para motivar a participação de servidores de uma instituição de ensino e pesquisa a participar do Repositório Institucional (RI).

Orientadores:

  1. Thiago Medeiros Barros
  2. Erick Bergamini da Silva Lima
  3. Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti

Grupo de Pesquisa: Ciência da Computação

Orientandos:

  1. Gabriel Martins Marques
  2. Rafael Garcia Dantas

Desafios e possibilidades no uso das tecnologias no âmbito da educação a distância

Objetivos:

  • Analisar as experiências de uso das tecnologias nos polos da educação a distância da UAB/IFRN;
  • Apresentar possibilidades de uso e aplicações das tecnologias que visam facilitar o processo de ensino e aprendizagem na EaD.

Orientador(a): Simone Costa Andrade dos Santos

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa: Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação

Orientandos: Maria Elineuza

Processo de Evasão do curso de Licenciatura em Letras Espanhol

Objetivos:

  • Mapear o processo de evasão na educação a distância;
  • Compreender as causas da evasão na modalidade a distância;
  • Realizar comparação dos í­ndices de evasão do curso de Licenciatura em Letras Espanhol entre a modalidade a distância e presencial.

Orientador(a): Ilane Ferreira Cavalcante

Grupo de Pesquisa: Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa: Multirreferencialidade e Educação a distância

Orientandos:

  1. José Hugo
  2. Lenira Queiroz
  3. Vaniele Nerez
  4. Luis Carlos
  5. Rizzardo
  6. Antônio Fabiulo

Interação verbal no ambiente virtual de aprendizagem da Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade a distância

Objetivos:

  • Investigar o processo de interação verbal no ambiente virtual de aprendizagem;
  • Verificar como o processo de interação verbal contribui para a aprendizagem de espanhol a distância.

Orientador(a): Francisco Carneiro Ventura

Grupo de Pesquisa: Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa: O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas

Orientandos: Francisca Renata Fernandes Nunes

Estratégias metacognitivas de leitura na aprendizagem de Espanhol a distância

Objetivos:

  • Investigar a utilização de estratégias metacognitivas de leiturapelos alunos;
  • Descrever as estratégias metacognitivas de leitura utilizadas pelos alunos no processo de aprendizagem de espanhol a distância.

Orientador(a): Alexsandro Oliveira

Grupo de Pesquisa: Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa: O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas

Orientandos: Francisca Sueli de Aquino

O material didático digital na licenciatura em Letras Espanhol

Objetivos:

  • Investigar a recepção do material didático digital no curso de letras espanhol a distância;
  • Identificar a necessidade de materiais impressos como substitutos do material digital;
  • Perceber como o material digital é utilizado durante as aulas do curso;
  • Investigar a influência da metodologia de ensino para a aprendizagem com o material didático digital.

Orientador(a): Artemilson Lima

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa: Produção de Conteúdos e Materiais didáticos para a Licenciatura em Letras Espanhol

Orientandos: Ferdinanda Dantas Elioneide Moreira

Perfil de leitor do ingressante na licenciatura em espanhol a distância do IFRN

Objetivos:

  • Conhecer o perfil de leitor do ingressante na licenciatura em espanhol a distância ofertada pela UAB/IFRN.

Orientador(a): Ilane Ferreira Cavalcante

Grupo de Pesquisa: Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa: O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas

Orientandos:

  1. Jessica Patrícia
  2. Altemar Douglas

Variação linguística da lí­ngua espanhola em materiais didáticos da modalidade EaD

Objetivos:

  • Investigar, nos materias didáticos de língua espanhola 1 a 4, a variações diatópicas (regionais) nos níveis fonético, morfossintático e lexical, apontando as variedades e variantes linguí­sticas encontradas para detectar quais estão sendo privilegiadas no ensino-aprendizagem de espanhol na modalidade EaD em nosso instituto e quais estão sendo excluídas desse processo.

Orientador(a): Bruno Rafael

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa: Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação

Orientandos: Renie

Utilizando as TICs no ensino de lí­ngua espanhola

Objetivos:

  • Estudar as potencialidades das novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao estudo de lí­nguas no curso de Licenciatura em Espanhol.

Orientador(a): Elizama das Chagas Lemos

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa: Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação

Orientandos:

  1. Danuta Ingrid
  2. William da Silva Valdeges

Curso de Lousa Interativa

A lousa interativa é um recurso tecnológico multimídia que oferece aos professores a opção de interagir diretamente com o conteúdo exposto na tela, que é transmitido de maneira digital. O curso tem o objetivo principal de capacitar professores, servidores administrativos e público externo no uso desse recurso.