Rede Conectando Saberes lança edital para valorização de boas práticas pedagógicas

Com o propósito de valorizar e amplificar as iniciativas de professores do Brasil, a rede de professores Conectando Saberes lançou o primeiro edital do projeto Conectando Boas Práticas. A iniciativa tem como objetivo a criação de um grande banco de dados com projetos pedagógicos constituídos por ações de engajamento e transformação na educação feitas por docentes de todo o país.

Segundo a professora Ana Beatriz Maciel, as intenções apresentadas pela iniciativa ajudam nas particularidades da EaD. “Nós buscamos oferecer formação continuada no Ensino a Distância, aos profissionais que trabalham o dia todo, restando, dessa forma, pouco tempo para se dedicar a outros tipos de formação. Nesse sentido, a proposta do seminário dá subsídios para que esses alunos do Campus possam propor novas ações positivas em sala de aula” – relata.  O empreendimento é de iniciativa da Fundação Lemann e conta com o apoio de diversas instituições de ensino no país, incluindo o Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN.

A rede de professores Conectando Saberes lançou o primeiro edital do projeto Conectando Boas Práticas

As inscrições acontecem no período de 5 de agosto até 9 de setembro de 2019, e podem ser feitas no site do projeto. Segundo o edital, serão avaliados três tipos de projetos: Práticas pedagógicas por professores; Formação continuada por Coordenadores Pedagógicos e Políticos Pedagógicos por Diretores Escolares.

Todos os projetos inscritos serão examinados por educadores que integram a rede Conectando Saberes e transformados em e-books. É preciso que as iniciativas inscritas tenham impacto positivo no aluno e na escola; estejam alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sejam replicáveis para todo o Brasil e promovam o protagonismo do estudante ou da comunidade escolar. Em outubro e novembro, os seminários com as melhores práticas irão acontecer pelo país, possibilitando a troca e a valorização das iniciativas de ensino.