Técnico em Secretaria Escolar

O Curso Técnico Subsequente em Secretaria Escolar, na modalidade a distância, tem como objetivo geral promover a formação profissional técnica de nível médio, a distância, para a atuação em áreas de apoio às atividades pedagógicas e administrativas nas escolas de educação básica, dando-lhes condições para um entendimento da educação e da escola como espaços coletivos de formação humana, de diversidade étnica cultural, bem como o desenvolvimento de competências para atuar na área de secretaria escolar, sem perder a noção da totalidade da função social da educação.

Coordenador(a): Stella Regina Rodrigues de Medeiros

Contato: (84) 3092-8929 /  tecsec.zl@ifrn.edu.br

Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos –CNCT (2020), o profissional concluinte do Curso Técnico Subsequente em Secretaria Escolar, na modalidade a distância, oferecido pelo IFRN, deve apresentar um perfil de egresso que o habilite a desempenhar atividades voltadas para a atuação na Secretaria Escolar, na área de Apoio Educacional.

De acordo com as orientações contidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a instituição ofertante, deverá cumprir um conjunto de exigências que são necessárias ao desenvolvimento curricular para a formação profissional com vistas a atingir um padrão mínimo de qualidade. O quadro a seguir apresenta a estrutura física necessária ao funcionamento do Curso Técnico Subsequente em Secretaria Escolar na modalidade a distância.

Quadro – Quantificação e descrição das instalações necessárias ao funcionamento do curso.

Qtde. Espaço Físico Descrição
02 Salas de Aula -­‐Polo Com 40 computadores, condicionador de ar e projetor multimídia.
01 Sala de Audiovisual ouProjeções Com 60 cadeiras, projetor multimídia, computador, televisor e DVDplayer.
01 Sala de videoconferência Com 40 cadeiras, equipamento de videoconferência, computador e televisor.
01 Auditório Com 100 lugares, projetor multimídia, computador, sistema decaixas acústicas e microfones.
01 Biblioteca Com espaço de estudos individual e em grupo, e acervo bibliográficoe de multimídia específicos.
01 Laboratório de Informática Com 20 máquinas, internet, softwares e projetor multimídia.

O acesso ao curso técnico subsequente em Secretaria Escolar, destinado a portadores do certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, poderá ser feito através de:

• processo seletivo, aberto ao público para o primeiro período do curso, atendendo às exigências da Lei nº 12.711/2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012, da Portaria Normativa MEC nº 18/2012 e da Lei nº 13.409/2016; ou
  • transferência ou reingresso, para período compatível, posterior ao primeiro semestre do Curso.

Com o objetivo de manter o equilíbrio entre os distintos segmentos socioeconômicos que procuram matricular-se nas ofertas educacionais do IFRN, a Instituição reservará, em cada processo seletivo para ingresso no Curso, por turno, no mínimo, cinquenta por cento de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica.

A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime seriado semestral, dividida em módulos, e com uma carga-horária total e 1.670, sendo 1.200 horas destinadas às disciplinas de bases científica e tecnológica, 70 horas aos seminários curriculares e 400 horas à prática profissional.

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso Técnico Subsequente em Secretaria Escolar.