UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: encontro Polos Vivos reúne coordenadores de 10 polos presenciais do RN

Reportagem: Laurence Campos / Evandro Ferreira

Imagine gerenciar o trabalho de uma equipe espalhada por todo o estado: trabalho espinhoso, não acha? Mas o que você diria se essa equipe fosse integrada, com momentos de comunicação por meio da tecnologia e encontros presenciais que fazem parte da rotina de todos? Com certeza, a sua tarefa teria melhores resultados e o trabalho final, mais qualidade.

A Universidade Aberta do Brasil no IFRN, programa do Governo Federal que fomenta 3 cursos de graduação e 5 cursos de especialização do Instituto (todos a distância), conhece bem essa realidade. Com polos presenciais espalhados por todo o estado, a coordenação da UAB precisa realizar periodicamente encontros presenciais com os seus coordenadores e tutores, a fim de uniformizar o trabalho e caminhar para um objetivo comum. Este mês, não foi diferente.

Participantes do encontro Polos Vivos

No início de dezembro, coordenadores de polos de 10 municípios do RN se reuniram em Natal para avaliar o que foi realizado em 2019, baseados nos projetos de ação que foram desenvolvidos no início do ano letivo para criar laços entre os alunos e a instituição e contribuir para o controle da evasão escolar. O encontro aconteceu no Campus Natal – Zona Leste e contou com a presença de representantes dos polos de Caraúbas, Currais Novos, Marcelino Vieira, Martins, Canguaretama, Natal, Mossoró, Guamaré, São Gonçalo do Amarante e Caicó.

Edneide Bezerra, coordenadora da UAB no IFRN

Mesmo diante da possibilidade de manter a comunicação entre os polos pelas plataformas digitais, a troca de experiências e relatos de sucesso obtidos pela equipe tornam-se essenciais para o trabalho desenvolvido, é o que avalia Edneide Bezerra, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN (UAB). “Buscamos preservar esse momento de estabelecer uma identidade com a instituição, uma conexão com a coordenação, visto que apesar das dificuldades enfrentadas conseguimos conquistar muita coisa boa”, finaliza.

Experiênca em Currais Novos

Edneide Galvão, coordenadora do polo em Currais Novos

Este ano, por exemplo, o polo de Currais Novos buscou aproximar a instituição e a sociedade por meio do projeto Cinema nos Polos, atividade que busca integrar as produções audiovisuais às práticas pedagógicas. Nessa ação, os tutores estabelecem uma temática central por semestre e, a partir disso, os filmes que podem ser usados na sala de aula são escolhidos. Após a exibição, alunos e professores fazem um debate sobre o conteúdo visto na tela.

Para Edneide Pinheiro Galvão, coordenadora do polo UAB de Currais Novos, o evento Polos Vivos é crucial para conhecer as particularidades dos polos espalhados pelo estado. “Considero o evento de suma importância para mim, pois, ao assistir cada apresentação, pude perceber as particularidades de cada polo e as formas de enfrentar as dificuldades que cada um tem, além de ser um momento de aproximação e de rever colegas”, relata.