6 filmes sobre educação para  assistir com a família

Filmes são uma ferramenta valiosa não apenas para o entretenimento, mas para auxiliar na aprendizagem. Filmes educativos podem ajudar a superar desafios.

Por isso, separamos seis títulos sobre educação que você precisa assistir.

Preciosa  (2009)

No filme, somos apresentados à Claireece, uma jovem de 16 anos que sofre diversos abusos familiares. O longa traz educação como uma ferramenta para superar a opressão, ao mostrar a jovem em uma busca pela mudança de vida através dos estudos.

A Onda (2008)

O filme apresenta a história de um professor que, ao aplicar um experimento em sala de aula, acaba criando um movimento ditatorial entre seus alunos. A narrativa alerta para os perigos do fanatismo e da falta de senso crítico, além da importância do educador na formação de indivíduos conscientes.

Na obra, vemos a experiência de uma jovem professora com crianças de rua em um abrigo improvisado. O filme traz reflexões sobre preconceitos e medo ao passo em que a protagonista passa por grandes mudanças em sua vida.

Além da Sala de Aula (2011)

Baseado num livro homônimo, o filme traz a história de um professor de francês em uma escola da periferia de Paris, enfrentando desafios ao ensinar alunos com problemas familiares, expostos à violência e tensões étnicas.

Além da Sala de Aula (2011)

Baseado em fatos reais, conta a história de uma professora recém-formada que enfrenta o desafio de ensinar em uma escola com alunos envolvidos em conflitos de segregação racial e diversos problemas sociais.

Escritores da Liberdade (2008)

Ambientado num colégio exclusivo e tradicional, o filme traz a história do professor John Keating, que utiliza métodos não convencionais para incentivar seus alunos a seguirem seus sonhos, superar a timidez e desenvolverem uma opinião própria.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Para assistir filmes educativos é preciso manter um olhar crítico e reflexivo, aproveitando suas histórias e narrativas como uma ferramenta de aprendizado e de influência para a vida.

Agora que você já anotou todas as dicas de filmes para maratonar, que tal começar um novo aprendizado no IFRN Campus Avançado Natal - Zona Leste?

Texto: Cibele Diniz

Projeto visual: Caroline Vitorino