DICAS PARA REFERENCIAR TRABALHOS ACADÊMICOS

Referenciar trabalhos científicos é parte essencial do processo de escrita acadêmica. Por isso, separamos algumas dicas para garantir que suas referências estejam corretas.

Como achar boas referências?

Comece com sua biblioteca universitária. Ela geralmente dá acesso a um grande número de bases de dados e revistas científicas.

Na sua investigação, utilize palavras-chave específicas ao pesquisar em mecanismos de busca acadêmicos, como a plataforma Scielo ou o famoso Google Acadêmico.

Além disso, você pode verificar  as referências em trabalhos semelhantes ao seu para encontrar outras fontes relevantes e importantes para sua pesquisa.

Comece coletando todas as informações necessárias para a referência, incluindo o nome do autor, título do trabalho, data de publicação, editora, etc.

E para referenciar?

Certifique-se de seguir o estilo de citação exigido pelo seu professor ou instituição, seja ele ABNT, APA ou outro. Se você não tiver certeza de qual estilo deve seguir, verifique com seu professor ou com a instituição de ensino.

Para garantir que suas referências estejam corretas, sempre verifique as informações com a fonte original. Evite copiar e colar referências diretamente de outras fontes sem verificar a precisão das informações.

Lembre também que, ao usar citações diretas ou parafrasear ideias de outra fonte, deve-se sempre incluir a citação de forma adequada para evitar plágio.

Referenciar trabalhos científicos pode parecer complicado, mas seguir essas dicas pode ajudar a tornar esse processo mais fácil e garantir a precisão de suas referências.

Agora que você já sabe como referenciar um trabalho científico, que tal conhecer o Campus Natal Zona Leste do IFRN?

Texto: Cibele Diniz Revisão: Valeska Silva Projeto visual: Caroline Vitorino Edição: Williany BSouza Ilustrações: Icons8