saiba a diferença entre eles

Ensino remoto e EaD não são a mesma coisa

Com a pandemia da Covid-19, as aulas não presenciais ganharam mais notoriedade. Isso porque para evitar a disseminação do novo coronavírus, instituições de ensino tiveram que suspender aulas presenciais.

Para não perder o calendário letivo e a fim de diminuir os impactos na educação, medidas tiveram que ser tomadas. Instituições do planeta inteiro aderiram às aulas em ambientes virtuais. Mas isso não é o EaD?

Primeiro, se você ainda não sabe é preciso esclarecer! EaD é a sigla para Educação a Distância. Embora apresente algumas semelhanças, o ensino remoto e o EaD não são a mesma coisa. Saiba a diferença a seguir.

Seta

Diferente do EaD, o ensino remoto é uma solução temporária para dar continuidade às atividades pedagógicas. Ou seja, ele não é uma modalidade.

TEMPORÁRIO!

A Educação a Distância foi desenvolvida para oferecer atividades e aulas em ambiente de aprendizagem virtual. Ela sim, é uma modalidade de ensino e conta com o apoio de diversos recursos tecnológicos.

JÁ O EAD...

Seja por questões de maior aprendizagem, geográfica ou econômica, o EaD é uma alternativa para iniciar e continuar os estudos.

Além disso, os diplomas das graduações a distância em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), por exemplo, têm o mesmo valor que diplomas de faculdades presenciais.

Mas que o ensino remoto salvou o ano letivo de muita gente não podemos negar. Afinal, o que seria da educação sem os arranjos temporários, durante a pandemia, para dar seguimento ao ensino presencial?

Agora que você já sabe a diferença entre o EaD e o ensino remoto, que tal conhecer o IFRN Campus Avançado Natal – Zona Leste? Acesse nosso portal e conheça nossos cursos.

Texto:

Caroline Vitorino

Edição:

Williany BSouza

Imagens:

Pexels

Gifs:

Tenor

Ilustração

Ana Silber