Por que o Currículo Lattes recebe esse nome?

Mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a plataforma  do Currículo Lattes centraliza e padroniza as informações acadêmicas e profissionais  do Brasil.

Foto: Shutterstock

Círculo traçado

É um local onde estudantes, pesquisadores, cientistas  e profissionais registram suas qualificações, experiências  e publicações. Mas, por que esse nome?

Estrela amarela

O nome é uma homenagem  a Cesare Mansueto Giulio Lattes, um físico brasileiro  de grande influência na ciência e na educação científica do país que teria completado 100 anos em 2024.

Gif: Tenor

Nascido em Curitiba (PR) em  11 de julho de 1924, iniciou seus estudos na Universidade de São Paulo (USP) e trabalhou  em importantes instituições, como o Laboratório de Física  de Partículas de Bristol,  na Inglaterra.

Foto: Reprodução

Responsável pela descoberta  do méson pi, uma partícula subatômica prevista pela teoria de Hideki Yukawa que explica  as forças nucleares, o físico brasileiro foi indicado ao Nobel  de Física sete vezes.

Círculo traçado

Também conhecido como César Lattes, o cientista ajudou a fundar o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto  de Física Gleb Wataghin.

Fotos: Reprodução

Além dessas contribuições, Lattes foi professor e orientador  de diversos cientistas brasileiros, deixando um legado importante  e duradouro para as próximas gerações de pesquisadores.

Foto: Reprodução

César Lattes morreu em  8 de março de 2005, aos 80 anos de idade, em Campinas (SP).  Em 2024, comemora-se  o seu centenário com diversas homenagens da comunidade científica global.

Foto: Reprodução

Você já conhecia a história do cientista que deu nome ao Currículo Lattes? Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Veja  também!

Texto:  Lara Paiva Revisão:  Valeska Silva Projeto visual:  Catarina Rodrigues Edição:  Williany BSouza Imagem da capa:  Reprodução