4 DICAS

PARA FAZER UM  BOM FICHAMENTO

Organize em fichas

Organizar em fichas. Esse é o significado para fichamento, que serve para organizar as partes mais importantes do texto que você está lendo e é uma ferramenta potente para os estudos.

Entendendo isso, nós do IFRN Campus Zona Leste separamos algumas dicas para a sua elaboração. Mas antes, confira tipos básicos de fichamentos.

3 tipos de fichamento

Existem três tipos básicos de fichamentos: o bibliográfico, o de resumo ou conteúdo,  e o fichamento de citações. Já conhecia algum deles

?

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Fichamento bibliográfico é aquele de descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou em partes dela como, por exemplo, capítulos e subcapítulos.

FICHAMENTO DE RESUMO

O fichamento de resumo é uma síntese das principais ideias contidas na obra. Imagina que você está falando sobre um filme com um amigo e comenta sobre pontos que definem a película.

FICHAMENTO DE CITAÇÕES

Já o fichamento de citações é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação de um trabalho. E aqui muita atenção! Ao escrever a citação lembre de anotar a página.

Agora que você já sabe a diferença entre fichamentos, escolha um tipo que deseja escrever e vamos partir para  o que importa!

LEIA TUDO!

Leia o conteúdo que precisa fichar destacando partes que considera importantes com um lápis, caneta ou marcador de texto. É no primeiro contato com o texto que você será capaz de reconhecer os pontos relevantes.

FRASES CURTAS!

Escreva frases curtas sobre a leitura que estiver fazendo. Se achar que falta algo para entender melhor, desenvolva parágrafos curtos explicando com as suas palavras a ideia, tópico, etc.

ANOTE!

Anote datas, autores e páginas. Isso vai ajudar você a identificar os temas e vai facilitar quando precisar referenciar as ideias, teorias e outros elementos produzidos por determinados autores.

Agora que você já anotou algumas dicas para escrever um fichamento, que tal conhecer o IFRN Campus Avançado Natal – Zona Leste? Acesse nosso portal e conheça nossos cursos

Texto e edição:

Caroline Vitorino