VOCÊ SABE O QUE É  UM RESUMO EXPANDIDO?

Existem vários tipos de resumos. É inegável que eles fazem parte do cotidiano do estudante. Você sabe o que é um resumo expandido e como escrevê-lo?  Na Web Story esclarecemos algumas dúvidas sobre ele. Confira!

No resumo expandido são apresentados, de forma concisa, os pontos mais relevantes de um documento. Para sua elaboração, devem ser apresentados o objetivo, o método, os resultados e as conclusões, além das referências.

Essas informações são divididas em seções, proporcionando mais liberdade para que o autor desenvolva tais tópicos, mas sempre de forma direta e clara.

O resumo expandido é comumente usado para a publicação ou participação em eventos científicos acerca do tema abordado no trabalho, servindo para que a banca decida se a leitura do texto condiz com o tema do evento

A quantidade de páginas e palavras varia conforme as regras de submissão do evento, costumando ter entre quatro e cinco páginas e cerca de 1000 palavras.

Também podem ser citados outros trabalhos no resumo expandido, utilizando-os como referências ou comparações com o estudo que está sendo resumido.

Além disso, deve ser precedido pela referência bibliográfica do documento a que se refere, feita de acordo com as normas da ABNT.

Além da estrutura, a escrita deve ser fluida, objetiva e direta, uma vez que esse tipo de documento tem um número pré-definido de palavras.

Na dúvida, o autor do trabalho deve sempre verificar os manuais e normas dos eventos, pois podem variar entre cada instituição.

Agora que você já sabe o que é plágio, que tal conhecer nossa instituição? Visite o portal do IFRN Campus Avançado Natal – Zona Leste e fique bem informado.

Texto  Cibele Diniz Edição  Williany BSouza Projeto Visual Caroline Vitorino Imagens Freepik Gifs  Tenor