Você sabe  o que é uma revisão de literatura?

Você já deve ter ouvido falar que uma das partes mais importantes de um trabalho acadêmico é a revisão de literatura. Mas você sabe o que ela é?

A revisão de literatura consiste no embasamento teórico que irá dar suporte ao estudo, trazendo um ponto de vista atual sobre uma problemática.

Ela é utilizada para definir  mais precisamente o objeto  de estudo, trazendo uma visão geral dos conhecimentos mais atuais sobre o tema.

Através da revisão de literatura é feito um levantamento dos conceitos, teorias e histórico da problemática sobre a qual  o estudo irá se desdobrar, utilizando fontes recentes  e atualizadas.

Para sua elaboração é importante buscar e focar nos principais autores que discutem a temática, trazendo ainda mais confiabilidade ao estudo.

Podem ser utilizadas  fontes como: livros, artigos de periódicos e de jornais, registros históricos, relatórios governamentais, normas regulatórias, teses e dissertações, entre outros documentos.

Uma vez selecionadas as obras que serão utilizadas no trabalho, essas devem ser sintetizadas de modo a responder as questões de pesquisa.

A revisão de literatura também deve obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a famigerada ABNT. Assim, deve estar de acordo com as regras de formatação, atentando para as citações e referências.

É comum que os estudantes utilizem trechos de outros trabalhos na revisão de literatura. Lembre-se de sempre colocar as referências de acordo com essas normas, evitando plágios.

Agora que você sabe mais sobre uma revisão de literatura, que tal investir na sua educação conhecendo o IFRN Campus Avançado Natal – Zona Leste? Acesse o portal.

Texto Cibele Diniz Projeto Visual  Caroline Vitorino Edição  Williany BSouza Animação José Felix Imagens: Freepik; Adobe Stock Gifs: Tenor, LottieFiles Vídeo: Adobe Stock