Apresentação

APRESENTAÇÃO

O Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é um espaço para diálogos acerca da Educação a Distância no país. A próxima edição acontecerá em 2019 com o objetivo de discutir os contextos, tecnologias e construção do conhecimento na educação a distância, além de compartilhar experiências educacionais nessa área, promovendo sessões temáticas com a apresentação de trabalhos científicos, palestras, minicursos, comunicações orais e mesas redondas com discussões de temas da área.

A primeira oferta do Seminário aconteceu em 2012, quando foram discutidos os desafios da institucionalização da educação a distância a partir de três linhas de trabalho: Modelos de Gestão em EaD, os Modelos pedagógicos em EaD, a Legislação e a formação e manutenção da equipe multidisciplinar.

A segunda edição (2014) reuniu cerca de 750 participantes para discutir as “Perspectivas teóricas e experiências práticas em EaD”, trazendo as linhas temáticas: “Institucionalização da EaD”, “Experiências pedagógicas em EaD”, “Desafios da formação em EaD” e “Pesquisa e Extensão em cursos de EaD”. No total, foram submetidos 108 artigos e 23 minicursos, sendo aprovados 78 artigos e 6 propostas de minicursos. O evento trouxe três palestras, duas mesas redondas, seis minicursos e dezesseis sessões de comunicações orais, divididas nas linhas estabelecidas para o seminário.

Promover a reflexão e o debate propositivo a respeito do cenário atual e das perspectivas da educação a distância no Brasil e no mundo. Este foi o objetivo da terceira edição do SEMEAD realizado em 2017. O evento contou com a realização de três palestras, duas mesas redondas e seis minicursos. Além disso, também foram apresentados diversos trabalhos divididos em duas modalidades, comunicação oral e pôster, de acordo com as linhas de pesquisa do evento.