VOCÊ SABE  O QUE É UM PROBLEMA  DE PESQUISA?

Um problema de pesquisa é a questão central que irá orientar todo o seu trabalho acadêmico. É a base sobre a qual você construirá seu estudo e argumento.

Mas você já sabe como formular o problema da sua pesquisa? Nessa Web Story vamos falar um pouco mais sobre ele e dar algumas dicas. Passe para o lado e confira!

É importante entender que a pergunta precisa ser clara, concisa e que possa ser respondida por meio de pesquisa e análise. Ah! E claro, ela precisa ser interessante o suficiente para te motivar.

Uma boa maneira de começar a formular seu problema de pesquisa é pensar em um tópico geral que você está interessado em explorar.

Em seguida, é preciso se aprofundar e identificar uma lacuna ou uma questão específica que ainda não foi abordada adequadamente pelas pesquisas realizadas na área.

Além disso, seu problema de pesquisa deve ser factível, ou seja, você deve ser capaz de abordá-lo de maneira realista, dentro dos limites de tempo e recursos que você tem disponíveis

Uma vez definido o problema de pesquisa, você pode começar a construir sua revisão da literatura e desenvolver sua metodologia de pesquisa.

Uma boa formulação do problema de pesquisa pode aumentar as chances de seu trabalho acadêmico ser significativo e fazer uma contribuição original para sua área de estudo.

Agora que você já sabe o que é um problema de pesquisa, vamos conhecer o Campus Natal Zona Leste do IFRN?

Veja também!

Texto: Cibele Diniz Projeto visual: Caroline Vitorino Edição: Williany BSouza Imagens: Adobe Stock  Gifs: Icons8 Vídeos: Adobe Stock