Campus recebe a visita técnica de representantes do Instituto Benjamin Constant
Referência nacional em educação inclusiva para pessoas com deficiência visual, o Instituto Benjamin Constant veio compreender as práticas educacionais do campus ZL na oferta de cursos EaD.
31 de julho de 2024Nesta terça-feira (30), o Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) recebeu a visita de representantes do Instituto Benjamin Constant (IBC), instituição especializada na educação e capacitação profissional de pessoas com deficiência visual. O convite foi uma iniciativa da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) e teve como objetivo aprimorar os conhecimentos entre as duas instituições.
“É a primeira vez que eles estão trabalhando com projetos nas áreas de emendas, e queremos aprender também com eles em relação à elaboração de trâmites internos dos projetos, das propostas, e à contratação em si. Dessa forma, estamos ajudando e aprendendo também, auxiliando e aprendendo”, declarou Jeane Karla, coordenadora de relações comerciais e institucionais da Funcern.
Ação semelhante já foi realizada. Em 2023, a equipe do IFRN visitou o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, em busca de referências de ensino especializado na educação e atendimento de pessoas cegas e com baixa visão. As visitas permitiram às instituições um intercâmbio para compreender as práticas educacionais e aprimorar a oferta de cursos.
Visita à sede da UAB do IFRN
A primeira atividade do dia foi uma visita à coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde puderam debater sobre educação a distância (EaD), possibilidades e melhores práticas para implementação no IBC.
O Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN é uma instituição de referência na oferta de cursos na modalidade EaD no estado. A professora Edneide Bezerra, coordenadora da UAB/IFRN, comentou que, a partir das relações criadas entre as instituições e dos cursos que fizeram online, a Universidade Aberta do Brasil no IFRN foi selecionada como modelo de aplicação.
“Eles vão iniciar um processo ‘trabalhando a educação a distância com a Universidade Aberta do Brasil’. Eles nos elegeram como um modelo para que pudessem vir aqui fazer uma imersão, de modo que, ao implantar a UAB no Instituto Benjamin Constant, pudessem partir da nossa experiência”, explicou Edneide.
Angélica Monteiro, diretora do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (DPPE) do IBC, afirmou que a instituição fluminense vai ofertar dois cursos através da UAB: um sobre alfabetização de crianças com deficiência visual e outro sobre metodologias de ensino na área da deficiência visual.
“Nós entendemos que esses dois cursos têm uma importância muito grande para o nosso estado, porque, na medida em que formamos os professores, conseguimos entender sobre a deficiência visual e auxiliar no processo de emancipação desses sujeitos. Precisamos acertar e aprender com outras instituições”, declarou Angélica Monteiro.
Para Monteiro, a capacitação de profissionais da educação para o atendimento a pessoas com deficiência visual é uma forma de levar conhecimento, além de transformar a perspectiva dos professores na luta contra o capacitismo.
À tarde, a equipe do IBC conheceu as instalações do IFRN/ZL
Durante a tarde, a equipe realizou uma visita guiada ao campus, conhecendo todos os espaços e fluxos de produção. O momento foi conduzido pelo professor José Roberto dos Santos, diretor-geral da instituição.
“O IBC é uma referência na área da educação para deficiência visual, tanto no atendimento educacional quanto no esportivo, médico, enfim. É uma troca para conhecermos um pouco, estabelecer parcerias e, futuramente, a partir desse diálogo e desta visita técnica, estreitar laços e sair do projeto na área de ensino, pesquisa e extensão para atendimento a alunos ou formação de professores na área da deficiência visual”, declarou o diretor-geral.
O objetivo do encontro era mostrar toda a infraestrutura para que o IBC também possa seguir o seu modelo de EaD. Por fim, a equipe do Instituto conheceu a Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD), onde puderam discutir o desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis para o instituto fluminense.
“A colaboração promete expandir o acesso à educação de qualidade e garantir que os cursos sejam acessíveis a pessoas com deficiência, aproveitando a vasta experiência do IBC”, explicou o professor Wagner Oliveira, diretor da DEAD.
Próximas atividades
Na próxima quarta-feira (31) e quinta-feira (01), o IBC estará na sede da Funcern, na Avenida Xavier da Silveira, Morro Branco, onde promoverá oficinas aos integrantes da fundação e participará de uma reunião interna. Já na quinta-feira à tarde, eles retornarão ao IFRN/ZL para participar da oficina “Plano de Trabalho na UAB-PTA: Como Organizamos os Editais na UAB?”.
Sobre a Universidade Aberta do Brasil no IFRN
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, integrado por universidades públicas. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Campus Avançado Natal – Zona Leste é responsável pela oferta desses cursos EaD.