Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas

O Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Avançado Natal – Zona Leste é um grupo de trabalho e estudos permanente vinculado à Diretoria Acadêmica. No IFRN, ele é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino.

OBJETIVOS

Um dos principais objetivos do NEABI é contribuir para o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na Rede Pública, conforme as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Além disso, o Núcleo fomenta projetos de pesquisa e de extensão sobre as várias dimensões das relações étnico-raciais, sensibilizando e reunindo pesquisadores, professores, técnicos-administrativos, estudantes, representantes de entidades afins e demais interessados na temática.

ATIVIDADES

O NEABI realiza ações como o projeto de extensão “Práticas Assertivas para o fortalecimento da Capoeira como cultura e desporto brasileiro”, que oferta aulas práticas e teóricas de capoeira por meio da atuação de mestres da arte. Outro projeto desenvolvido foi o Primeiro Encontro Estadual para o Fortalecimento da Capoeira como Cultura e Desporto Brasileiro, que ocorreu no mês de novembro de 2019, com o intuito de discutir políticas públicas para salvaguardar a capoeira no Rio Grande do Norte.

COMO PARTICIPAR

As matrículas para participar das aulas de capoeira organizadas pelo NEABI podem ser feitas a qualquer momento.

As aulas acontecem na sala de dança do Núcleo de Artes do Campus Natal – Central, situado em frente ao Shopping Midway Mall. Os encontros acontecem de segunda a quinta-feira, das 19h às 20h30.

EQUIPE

os membros da equipe são professores, técnicos, tradutores, alunos, profissionais da educação e representantes da sociedade civil:

• Coordenador: Fernando Luis Dias Varella – técnico administrativo
  • Demais membros da equipe:
    • Tatiana Gomes de Souza Medeiros – técnico administrativo
    • Artemilson Alves de Lima – docente