Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Avançado Natal – Zona Leste, instituído por meio da Resolução 38/2021 – CONSUP/IFRN, é um grupo de trabalho e estudos permanente vinculado à Diretoria Acadêmica do Campus, ao NEABI sistêmico e à Pró-Reitoria de Ensino

O Neabi-ZL tem, entre seus objetivos, contribuir para o ensino das histórias e das culturas dos povos negros e dos povos indígenas na rede pública de ensino, conforme as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Além disso, o núcleo trabalha para fortalecer uma proposta de educação antirracista para a cidadania plena fomentando projetos de pesquisa e de extensão sobre várias dimensões das relações étnico-raciais, assim como sensibilizando e reunindo pesquisadores, professores, técnicos administrativos, estudantes, representantes de entidades afins e demais interessados na temática.

Entre as atividades desenvolvidas pelo NEABI do IFRN Natal – Zona Leste, estão reuniões permanentes para estudos, discussões de textos e documentos e organização de eventos (palestras, mesas redondas e intervenções públicas relacionadas às temáticas das culturas afro-brasileiras e indígenas). O NEABI também atua em processos de formação e coordenação das bancas de heteroidentificação da instituição, mediante demandas dos editais de seleção para ingresso nos cursos do Campus ZL e nos concursos públicos para servidores docentes e administrativos.

Como participar

As reuniões do NEABI-ZL são abertas a qualquer membro da comunidade que queira contribuir com as atividades em desenvolvimento, ou mesmo propor novos projetos. Os encontros acontecem quinzenalmente no formato híbrido, na sala de reuniões do Campus ZL e por videoconferência. Para participar, entre em contato pelo telefone (84) 3092-8925.

Equipe

Os membros da equipe são compostos de professores, técnicos, alunos, profissionais da educação e representantes da sociedade civil. Atualmente, a equipe instituída pela portaria Nº 90/2022 DG/ZL/RE/IFRN é formada pelos seguintes componentes:

FUNÇÃONOMEREPRESENTAÇÃO
CoordenadorArtemilson Alves de LimaDocente
Vice-CoordenadoraElizama das Chagas LemosDocente
SecretárioWagner Ramos CamposTécnico Administrativo
Representante da equipe técnico-pedagógicaMaria Adilina Freire Jerônimo de AndradeTécnica Administrativa
MembroFernando Luís Dias VarellaTécnico Administrativo
MembroRanaildo Gomes da SilvaDiscente